Mais de 5,5 mil estudantes participam da abertura do PBVest em 37 polos


As aulas do Programa Vestibular Social do Governo do Estado (PBVest) 2013, oferecidas por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), começaram neste sábado (11) em 37 polos localizados em vários municípios do Estado e prosseguem até 31 de outubro. Este ano, 5.582 estudantes se inscreveram. De acordo com o coordenador estadual do PBVest, Américo Falcone, as vagas remanescentes serão remanejadas para outros polos. No Liceu Paraibano, as aulas começaram pontualmente às 7h30 para os 200 alunos inscritos. A diretora da instituição de ensino, Telma Rodrigues, informou que a procura pelo programa foi tão grande que foi criada uma lista de espera. “Temos uma lista de espera porque os alunos sabem do sucesso do programa, pois temos vários exemplos de aprovações nos vestibulares”, contou.
O coordenador do programa, Américo Falcone, destacou as novidades. “Este ano estamos utilizando o modelo de aulas online com um diferencial no material dos alunos, que foi formulado tipo um estudo dirigido, que faz com que ele participe efetivamente das aulas”, contou. O professor Américo disse ainda que vai ser distribuído a todos os alunos da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual de ensino, e para os alunos inscritos no PBVest, o livro denominado “ENEM – Passo-a-passo” com questões aplicadas no Enem de 2009 a 2012. No final do livro, todas as questões serão gabaritadas e comentadas. Os alunos da rede estadual vão receber um código de acesso para assistirem às aulas de casa.
A aluna Larissa Leite, de 17 anos, contou da sua expectativa em relação ao PBVest. “Como não tenho condição de fazer um cursinho particular, vi no PBVest a oportunidade perfeita para revisar o conteúdo do Enem”, opinou a aluna da 3 série do Liceu Paraibano. O PBVest é destinado aos alunos que estão cursando a 3ª série do Ensino Médio em escola pública ou que tenham concluído seus estudos na rede estadual. As aulas acontecem aos sábados, das 7h30 às 17h50, com intervalo para almoço, que é oferecido nas escolas onde o programa acontece, do meio dia às 13h30. O aluno só perde o direito de participar do curso se obtiver menos de 75% de presença nas aulas, durante o mês, e por indisciplina em sala de aula. Este ano, “o objetivo de todo esse esforço é melhorar a colocação dos nossos alunos no Enem”, completou o professor Américo Falcone.
Aulas online – As aulas são transmitidas na rede com a presença de monitores nas salas de aula com o objetivo de esclarecer eventuais dúvidas sobre os conteúdos apresentados e organizar a parte técnica da transmissão das aulas. No site do PBVest (www.pbvest.pb.gov.br), estão disponibilizadas 352 aulas gravadas do programa de 2012 e, as deste ano, vão ficar disponíveis à medida que forem apresentadas aos alunos.
Municípios atendidos – O curso está sendo oferecido em 37 polos localizados nos seguintes municípios  do Estado da Paraíba: Alagoa Nova, Alagoa Grande, Araruna, Alhandra, Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Cruz do Espírito Santo, Cuité, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Jurú, Mamanguape, Rio Tinto, Monteiro, Patos, Pedras de Fogo, Piancó, Picuí, Pombal, Princesa Isabel, Santa Rita, São Bento, Sapé, Serra Branca, Soledade, Sousa, Sumé e Taperoá.
Fonte: Secom PB
Fotos: José Lins
Mais de 5,5 mil estudantes participam da abertura do PBVest em 37 polos Mais de 5,5 mil estudantes participam da abertura do PBVest em 37 polos Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 5/11/2013 09:47:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais