Paraíba sedia o X Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica

A Paraíba está de 15 a 18 de maio, sediando o X Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica, evento internacional está sendo realizado no Centro de Convenções do Hotel Tambaú, em João Pessoa, Paraíba  Simultaneamente, ocorre o I Joint Meeting com a Sociedade Europeia, Japonesa, Mexicana e Peruana de Neurocirurgia Pediátrica, além do I Congresso Norte Nordeste de Neurologia Pediátrica.
Como convidado especial, o Congresso vai contar com a presença de Benjamin Carson, atual diretor do Departamento de Neurocirurgia Pediátrica do Hospital Johns Hopkins, em Maryland (Estados Unidos). A história inspirou o filme “Mãos Talentosas”, com Cuba Gooding Jr., retratando como um negro discriminado na escola e pela sociedade torna-se um dos mais conceituados cirurgiões do mundo. Considerado uma lenda viva, ele foi premiado com a Medalha Presidencial da Liberdade em 2008 por George W. Bush, ex-presidente dos EUA. O evento também conta com a participação de Martina Messing (Alemanha), Maurice Choux (França), Luca Massimi (Itália) entre outros.
 Estudantes e médicos de várias regiões do Brasil e do mundo participaram, na noite dessa quarta-feira (15), da abertura oficial do X Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica, O evento acontece junto com I Congresso Norte-Nordeste de Neurologia Pediátrica, e é promovido pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde. Os palestrantes e congressistas foram recebidos pela Banda de Musica da Guarnição Federal (15º BIMtz) e um coral infanti-juvenil.
O encontro tem o objetivo de promover a interação e a troca de informações entre profissionais e estudiosos, oferecendo a oportunidade de aprimorar os conhecimentos científicos. O foco principal é contribuir para o desenvolvimento e atualização da medicina, absorvendo o que há de mais novo no assunto através do uso de novas tecnologias.
Secretário de Estado da Saúde, Waldson de Souza
“Esse evento concentra uma especialidade em uma área da medicina muito complexa, no hall de habilidades que a saúde tem como demanda e como necessidade. A neurocirurgia é um segmento que tem uma procura de profissionais muito reduzida no país e uma atividade desse porte surge como mais uma oportunidade de fortalecer os serviços de alta complexidade na Paraíba”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Waldson de Souza. O secretário ainda ressaltou o credenciamento do Hospital Arlinda Marques dentro desse grupo específico, estabelecendo e ampliando a articulação e pactuação das atividades com outros Estados.
A palestra do médico americano Benjamin Carson, diretor do Departamento de Neurocirurgia Pediátrica do Hospital Johns Hopkins, nos Estados Unidos, foi o destaque da abertura do evento. Também participaram da atividade o presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica, José Aloysio Costa, o presidente do Conselho regional de Medicina, João Gonçalves de Medeiros, e o presidente da Unimed João Pessoa, Alexandre Magno.
“É um orgulho promover um evento desse porte, inclusive com muitos convidados internacionais e colegas de todo o Brasil. Esse estímulo alcança não só a nossa categoria, mas também é importante para os estudantes, por conta das novas tecnologias que vieram para Paraíba, neste momento, contribuindo em todas as áreas da medicina”, afirmou o presidente do Congresso, Christian Diniz Ferreira.
O presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Sebastião Nataniel, apresentou as novidades do novo site da SBN e destacou algumas conquistas recentes. Na sequência, a palestra de Benjamin Carson reuniu alguns dos principais casos clínicos vivenciados pelo especialista, além de concentrar reflexões sobre a fé e o exercício diário da medicina.
X congresso brasileiro de neuro cirurgia pediatrica foto walter rafael 79
Diretor do Hospital Johns Hopkins, em Maryland (EUA)
“É uma honra estar aqui no meio de tantos profissionais e estudantes de neurocirurgia do Brasil e do mundo. Minhas palavras não se limitam apenas ao aprofundamento técnico e profissional na neurocirurgia pediátrica. Por isso, sempre faço questão de reforçar nas minhas palestras, que também precisamos direcionar onde depositaremos a nossa fé, pois tenho resultados concretos de que essa postura pode fazer toda a diferença”, enfatizou Benjamin.
Segundo o diretor do Hospital Infantil Arlinda Marques, Cláudio Regis, a melhoria da qualidade da assistência hoje está intimamente ligada à produção científica, pesquisas, e protocolos que são a base para essa melhoria assistencial. “Esse Congresso será um acontecimento científico de grande magnitude”, disse o diretor. Cláudio Regis explicou que o perfil que o Governo do Estado traça para o Hospital Arlinda Marques, hoje referência no Estado para a neurocirurgia, é o da alta complexidade, “embora hoje o Hospital encontre-se ainda dentro de um contexto de prestar a assistência de baixa complexidade”, completou.
Para o diretor do Hospital Arlinda Marques, o Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica vai chamar atenção dos gestores para que a rede de assistência em pediatria seja construída e fortalecida, permitindo que o Arlinda Marques continue e amplie ainda mais a assistência de alta complexidade como vem fazendo na assistência em cirurgia cardíaca e neurocirurgia. “Estamos sendo contemplados pelo esforço de estruturar essa assistência, receberemos autoridades científicas internacionais e essa troca de experiências, com certeza, nos enriquecerá e nos estimulará a produzir ainda mais do que temos produzido”, finalizou Cláudio Regis.
Fonte: Secom PB/ Reportagem: Hugo Sales / Fotografia: Walter Rafael
Paraíba sedia o X Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica Paraíba sedia o X Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 5/16/2013 11:42:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais