Presidente do TJ-PB inaugura sala de advogados na cidade de Bayeux

Os advogados que atuam no Fórum “Juiz Inácio Machado de Sousa”, da comarca de Bayeux, já podem contar com um espaço para a realização de seus trabalhos. Trata-se da sala da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), denominada “Advogado Aécio Farias”, inaugurada nesta quinta-feira (16) pela presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti.
A solenidade contou também o lançamento da Campanha de Sustentabilidade do Poder Judiciário, no Fórum de Bayeux, e do projeto denominado “Um olhar da Justiça: resgatando as mulheres”, dirigido à profissionalização de mulheres vítimas de violência ou esposas de presos.
A inauguração da sala da OAB abriu a série de eventos realizados no Fórum Juiz Inácio Machado de Sousa. A solenidade contou com a presença de autoridades políticas, religiosas, juízes, promotores, advogados, servidores da Justiça e pela família do homenageado, entre eles, seu filho, o advogado Aécio Farias Filho.
Toda a minha família está comovida com esta homenagem, visto que meu pai foi um advogado que iniciou sua carreira dentro de um regime ditatorial e exerceu suas atividades em defesa de presos políticos, por isso um reconhecimento justo”, declarou Aécio Farias Filho.
O secretário-geral da OAB-PB, Valberto Azevedo, disse que o espaço faz parte de um pleito da Ordem, que solicitou à Presidência do TJ a instalação inicial de 30 salas. “Tivemos o total apoio do Tribunal em nossa reivindicação, que compreendeu que este espaço facilita o trabalho dos advogados, que as vezes precisam peticionar com urgência, conversar com clientes, realizar pesquisas, de maneira que facilitar este trabalho é contribuir para o exercício da cidadania”, afirmou.
Na mesma linha de raciocínio, a presidente Fátima Bezerra defendeu a instalação do espaço. “A advocacia faz parte da Justiça e precisamos fortalecer este tripé: juízes, promotores e advogados. Espero que este seja um templo sagrado para os advogados de Bayeux”, disse.

 Projeto "Um olhar da Justiça"

A ocasião foi marcada também pelo lançamento do projeto “Um olhar da Justiça: resgatando as mulheres”, que visa capacitar para o trabalho mulheres esposas de presos ou vítima de violência doméstica e em situação de risco, de forma a devolver-lhes a dignidade.
A iniciativa é da juíza diretora do Fórum de Bayeux, Conceição Marcicano. A magistrada revelou que o projeto vai começar oferecendo um curso profissionalizante para 30 mulheres, que aprenderão sobre técnicas de escovinha, crochês, costura, entre outras. “Precisamos oferecer outras perspectivas a estas mulheres que, muitas vezes, são arregimentadas para o crime, para o tráfico, por falta de opção”, afirmou.
Ao falar sobre a iniciativa, a presidente do TJ, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, disse se tratar de um programa de inclusão social voltado para a mulher. “São mulheres em situação delicada, que serão apoiadas pelo Tribunal para resgatar o amor-próprio, através de uma atividade laborativa, aprendendo ofícios manuais que possam lhes garantir uma renda, independência e auto-estima”, ressaltou.
Outro projeto apresentado na comarca foi o ”Sustentabilidade: a Justiça abraça esta ideia”, lançado oficialmente em João Pessoa, no dia 2 de maio. A campanha foi levada ao Fórum de Bayeux pelo juiz Carlos Eduardo Leite Lisboa, presidente da Comissão de Meio Ambiente do TJ.
Depois da Capital, esta foi a primeira comarca onde a Campanha foi lançada, num primeiro momento, através da instalação dos coletores de resíduos específicos para a posterior reciclagem do material. Mas, o projeto é bastante amplo e vamos desenvolvê-lo em atitudes diversas”, disse.
Gecom/Gabriela Parente
Fonte: Gecom do TJ-PB
Fotos: Ednaldo Araújo
Reportagem: Gabriela  Parente

Presidente do TJ-PB inaugura sala de advogados na cidade de Bayeux Presidente do TJ-PB inaugura sala de advogados na cidade de Bayeux Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 5/17/2013 11:04:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais