Semana do Museu é comemorada com desfile na Casa do Artista Popular

Um espetáculo de criatividade, sustentabilidade e valorização do artesanato paraibano marcou a noite desta quinta-feira (16) no Museu Casa do Artista Popular Janete Costa, em João Pessoa, durante o desfile da coleção “Fuxicando Moda”, das técnicas em Produção de Moda Vanda Costa e Vanessa Guimarães. O evento fez parte da programação alusiva ao Dia Internacional dos Museus, comemorado neste sábado (18), e integra as atividades da 11ª Semana de Museus, realizada nacionalmente entre 13 e 19 de maio, que neste ano traz como tema: Museus (Criatividade + Memória) = Mudança Social.
Para a diretora do Museu Casa do Artista Popular, Malu Barreto, este é um momento singular para comemorar a Semana de Museus. “Fizemos várias atividades, como oficinas de mamulengo, palestra, apresentação de peça teatral, e agora finalizamos as comemorações com este belo desfile com fuxico em um local propício para valorizar nossa cultura, onde reunimos cerca de 1.500 peças do artesanato paraibano”, destacou.
Cerca de 20 modelos não profissionais desfilaram looks inspirados no artesanato paraibano, confeccionados com algodão cru, chitas, retalhos e fuxico das técnicas em Produção de Moda da Funetec-PB, Vanda Costa e Vanessa Guimarães. Vanda Costa, que é empreendedora da microempresa Xodó Fashion, disse que a proposta do desfile foi artesanal. “Desde o tempo da universidade pensávamos nesta coleção e resultou nestas criações com muito vestido, saias, calça-saias e a linha para pessoas acima do peso que já podem ser adquiridas após o desfile ou em nossos ateliês”, informou a produtora.
Para o coordenador do Curso Técnico em Produção de Moda da Funetec-PB, Leonardo Mendonça, todo o empenho para que os alunos desenvolvam a parte criativa para se tornarem designers criativos na área de moda resultou neste desfile de suas alunas. “Aproveitamos o viés das disciplinas ‘Tipologia do Artesanato’ e ‘Cultura Popular’ para que os alunos fizessem pequenas coleções, e Vanda e Vanessa sempre mostraram grande interesse. Hoje estou bastante orgulhoso delas por esta coleção, onde conseguiram aplicar o conceito de moda no fuxico e nos retalhos, que veio a se tornar um artesanato fashion”, disse o professor.
Agraciado por familiares, amigos, empresários e estudantes do setor da moda, o desfile encheu os olhos de quem veio prestigiar o evento surpreendendo até as próprias estilistas. “Foi um trabalho árduo, mas ao final, ao vermos as peças na passarela sob aplausos e sorrisos dos visitantes, foi maravilhoso. Já participei de outros eventos, mas a emoção deste foi única. Agora é hora de pensar na próxima coleção, que será de sustentabilidade do jeans, e vamos buscá-lo em brechós e com pessoas amigas que não desejam mais utilizá-lo para que possamos fazer nossas criações”, finalizou Vanessa Guimarães, que possui um ateliê montado na sua residência, no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa.

Confira as fotos do desfile:


Fonte: Secom PB / Reportagem: Heloísa Amorim / Fotos: Walter Rafael 
Semana do Museu é comemorada com desfile na Casa do Artista Popular Semana do Museu é comemorada com desfile na Casa do Artista Popular Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 5/17/2013 06:22:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais