Campina Grande inaugura dia 21 obra de Niemeyer: "Museu dos Três Pandeiros"

A cidade  de Campina Grande, conhecida pelas festas juninas, ganha no dia 21 de junho o Museu de Arte Popular da Paraíba, já chamado popularmente de Museu dos Três Pandeiros. O projeto do arquiteto Oscar Niemeyer vem de anos, mas acaba de ser concluído coincidentemente no mês de sua morte aos 104 de idade. A obra que custou R$ 6,5 milhões, recursos do Governo do Estado e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi construída às margens do Açude Velho, um dos cartões postais da cidade.

Programação do Evento

O assessor de gabinete da Reitoria da UEPB, Hipólito Lucena informa que na solenidade de abertura no próximo dia 21 haverá exposições, apresentação de quadrilhas juninas, lançamento de folheto de cordel do poeta Manoel Monteiro e apresentação musical com Luizinho Calixto.
Seguindo uma tendência mundial de valorização da cultura, aproximando às artes de quem faz a arte, o MAPP se constitui de forma completa, com acervo, paisagismo, mobiliário e ainda projeta Campina Grande para o grupo das grandes cidades ligadas aos conceitos artísticos.

Museu de Arte Popular da Paraíba

O Museu dos Três Pandeiros, como popularmente chamado ou  Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) terá acervo permanente, além de servir como espaço para exposições temporárias de artistas do Estado. O local contará com um espaço multimídia, sistema de monitoramento de câmeras, som, combate a incêndio com detector de fumaça, parte de acessibilidade e ainda irá oferecer um local para pesquisas realizadas por estudantes de escolas públicas.
São 126 painéis de vidro que refletem a beleza do Açude Velho, unindo-se ao principal cartão postal de Campina Grande, ocupando 972 metros quadrados de área construída, o museu vai acolher trabalhos dos mais talentosos artistas genuinamente paraibanos,com objetivo de abrigar a arte e cultura nordestina”, anuncia a nota oficial. No museu, serão expostos instrumentos musicais e outros objetos de grandes artistas da música popular nordestina, como Sivuca, Jackson do Pandeiro e Elba Ramalho.
Fontes: A União, edição deste domingo e site da UEPB 
Campina Grande inaugura dia 21 obra de Niemeyer: "Museu dos Três Pandeiros" Campina Grande inaugura dia 21 obra de Niemeyer: "Museu dos Três Pandeiros" Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 6/09/2013 11:24:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais