Governador Ricardo abre Salão de Artesanato em Campina Grande PB

O governador Ricardo Coutinho abriu oficialmente, nesse domingo (9), o 18º Salão de Artesanato da Paraíba, em Campina Grande. Este ano, o tema do evento é “Um Universo do Couro, Cultura e Arte” e faz uma homenagem ao antigo Curtume Antônio Villarim.  Em uma área total de 4 mil m², cerca de 500 artesãos estão presentes representando 44 associações, 7 cooperativas e 35 grupos de famílias. Para muitas delas, o artesanato é a única fonte de renda  e constitui um diferencial competitivo que coloca a Paraíba em evidencia.
Ricardo destacou os investimentos do Governo do Estado no setor do artesanato, por meio dos financiamentos do Empreender, qualificação, realização do Salão, além do apoio para a participação dos artesãos da Paraíba em eventos e a divulgação do setor.
A qualificação é muito importante para o nosso artesanato, seja do ponto de vista da economia para melhorar a qualidade de vida e fazer com que as famílias dos artesãos tenham um padrão de vida superior, ou para criar a identidade cultural da Paraíba. Não existe mudanças em nenhuma sociedade, se elas não passarem pela questão cultural”, ressaltou.
Homenagem - Ricardo ainda explicou que o 18º Salão de Artesanato começou na sexta-feira (7), mas a abertura oficial foi adiada para o domingo, em virtude do falecimento do superintendente do Sebrae, Júlio Rafael, a quem prestou homenagem. “Foi uma grande perda para todos”, disse Ricardo.
O vice-governador Rômulo Gouveia também lamentou a ausência de Júlio Rafael. “Foi uma perda muito sentida, mas onde ele estiver está feliz com o sucesso deste evento. Estamos realizando o Salão com a perspectiva muito positiva de geração de negócios. O Governo também dá apoio à Vila do Artesão na parceria com a Prefeitura de Campina Grande”, frisou o vice-governador.
O diretor técnico do Sebrae, Luiz Alberto Amorim, agradeceu as homenagens a Júlio Rafael e disse que ele sempre trabalhou em parceria com o Governo do Estado para realizar um salão cada vez melhor e maior.
Expansão – A coordenadora-geral do Programa de Artesanato da Paraíba, a primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, observou que o Salão representa a cultura do Estado, pois estão lado a lado a música, a gastronomia, o vestuário, o chapéu de couro, a renda e os ornamentos.
“Nesta edição, o Salão de Artesanato completa a maioridade e a cada ano garante a inclusão social e produção criativa, assegurando o resgate das nossas tradições, preservando as nossas raízes e a transmissão do conhecimento que é passado de geração a geração. Tudo isso é uma soma e proporciona o recorde de vendas”, avaliou a primeira-dama, Pâmela Bório.
Ela ainda homenageou Júlio Rafael e todas as pessoas que contribuíram para o sucesso do Salão de Artesanato, a exemplo da ex-primeira-dama do Estado, Sílvia Cunha Lima, presente na abertura, e Glória Cunha Lima
Em nome dos artesãos, Roosevelt Fernandes agradeceu o apoio do Governo do Estado e destacou que, além do financiamento, a capacitação é importante para o crescimento do setor artesanal da Paraíba. Já Miriam Villarim, filha de Antônio Villarim, fez os agradecimentos, em nome da família, à homenagem ao seu pai.
O Salão de Artesanato da Paraíba fica aberto até o dia 30 de junho e vai funcionar diariamente das 15h às 22h, na avenida Prefeito Severino Bezerra Cabral, bairro do Catolé, na antiga Candesa. A entrada é gratuita.
Parque do Povo - Após a solenidade de abertura do Salão de Artesanato da Paraíba, o governador Ricardo Coutinho visitou o Parque do Povo, local do ‘Maior São João do Mundo’. Na Vila da Imprensa, ele se encontrou com o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues.
Ricardo destacou os investimentos de quase R$ 2 milhões na divulgação da festa, segurança e estrutura de saúde. “O Governo do Estado investe para atrair mais turistas e garantir a preservação da nossa cultura, pois o forró autêntico é da Paraíba”, frisou o governador.
Fonte: Secom PB / Foto: Claudio Goes
Governador Ricardo abre Salão de Artesanato em Campina Grande PB Governador Ricardo abre Salão de Artesanato em Campina Grande PB Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 6/10/2013 05:15:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais