Governo dos EUA revê regras para investigações de vazamentos

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos está revendo suas regras para o trato com jornalistas durante investigações sobre vazamentos de informações, após queixas de que direitos dos profissionais teriam sido violados em recentes casos importantes, disse uma fonte oficial nesta sexta-feira.
Pelas novas diretrizes, mandados de busca não serão solicitados contra jornalistas que estejam realizando "atividades ordinárias de apuração noticiosa", segundo o funcionário.
Além disso, o Departamento a partir de agora irá, na maioria dos casos, notificar de antemão as empresas jornalísticas quando solicitar registros telefônicos judicialmente.
As mudanças atendem a um pedido do presidente norte-americano, Barack Obama, e entrarão em vigor "quase imediatamente", disse a fonte, sem citar datas. Dois casos recentes chamaram a atenção para supostos abusos do departamento contra jornalistas ao investigar vazamentos de informações sigilosas.
Num dos casos, um correspondente da Fox News teve seus e-mails abertos judicialmente e foi apontado como suspeito de conspiração em uma investigação envolvendo suas reportagens sobre a Coreia do Norte. O outro caso envolveu a quebra do sigilo telefônico da Associated Press por causa de vazamentos sobre um plano terrorista no Iêmen.
Terra // Reportagem de Lawrence Hurley
Governo dos EUA revê regras para investigações de vazamentos Governo dos EUA revê regras para investigações de vazamentos Reviewed by Natan C. Bezerra on 7/12/2013 08:58:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais