MEC vai criar Sisu em agosto para cursos técnicos com nota do Enem

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira que a partir de agosto as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) valerão como processo seletivo para cursos técnicos e de qualificação profissional. O anúncio foi feito durante o programa Café com a Presidenta, da Rádio Nacional, em que Dilma também anunciou o desempenho do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Participarão do programa institutos federais de educação, ciência e tecnologia, instituições do Sistema S, escolas técnicas das redes estaduais e universidades. Segundo Dilma, atualmente, 1,25 milhão de jovens fizeram ou estão fazendo cursos técnicos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), programa que oferece vagas em cursos técnicos, a estudantes de ensino médio e cursos de qualificação profissional para trabalhadores.
"O Pronatec alcançou a marca de 4 milhões de matrículas em cursos técnicos e de qualificação profissional", disse a presidente, acrescentando: "são 4 milhões de jovens e trabalhadores que, graças ao Pronatec, têm agora acesso à formação profissional de qualidade".
De acordo com a chefe de Estado, a partir do dia 5 de agosto será aberto o Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec), voltado para quem tiver concluído o ensino médio. A seleção então acontecerá a partir da nota do candidato no Enem.
"Primeiro, os institutos federais, (...) as escolas técnicas das redes estaduais e as universidades vão informar as vagas no cadastro do Sisutec. O estudante consulta esse cadastro, faz a inscrição, indicando a escola e o curso de sua preferência", detalhou Dilma.
O Pronatec tem parceria com o programa Brasil Sem Miséria e, segundo a presidente, foi reservado "1 milhão de vagas (...) para os alunos do Brasil sem Miséria e mais da metade dessas vagas já foram ocupadas".
Veja e Terra
MEC vai criar Sisu em agosto para cursos técnicos com nota do Enem MEC vai criar Sisu em agosto para cursos técnicos com nota do Enem Reviewed by Natan C. Bezerra on 7/22/2013 09:09:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais