Parceria garante bolsas de estudo para alunos da rede estadual na Paraíba

O Governo do Estado da Paraíba e o Unipê assinaram, na manhã desta terça-feira (30), um termo de cooperação técnica para a concessão de 125 bolsas de estudo aos alunos da rede estadual de ensino que obtiverem as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Inédito na Paraíba, o termo assinado pelo governador Ricardo Coutinho e a reitora do Unipê, Ana Flávia Medeiros Fonseca, também prevê desenvolvimento de projetos e pesquisas nas áreas de saúde e educação física.
A solenidade aconteceu no auditório da instituição, que ficou lotado por centenas de estudantes e de professores da rede estadual de ensino. Um edital com as regras da seleção para as bolsas de estudo será divulgado ainda esta semana no Diário Oficial do Estado. Dentre algumas exigências para ter acesso à bolsa de estudo estão que o aluno tenha cursado todo o ensino médio na rede pública estadual, tenha obtido nota mínima de 450 pontos no Enem, não tenha obtido nota zero na prova de redação e tenha renda familiar per capita de até três salários mínimos.
O governador Ricardo Coutinho manifestou a satisfação de firmar um convênio inédito na Paraíba que visa ampliar o acesso dos alunos da rede estadual ao ensino superior. “Estamos iniciando essa parceria com uma instituição conceituada abrindo este ano 125 bolsas e ampliando a quantidade para o próximo ano. Ao abrir mais essa porta para o ingresso no ensino superior, estamos realizando o sonho de muitas famílias que não poderiam pagar pela formação dos seus filhos”, frisou.
Ele destacou também o convênio firmado para que os professores do curso de Educação Física façam o acompanhamento dos alunos do ensino médio do estado que serão avaliados e treinados. “Esse é um processo que não tem tempo para acabar e que vai incluir entre os parceiros do Estado uma instituição tradicional e reconhecida pela população de João Pessoa”, comentou.
A reitora Ana Flávia Medeiros enfatizou que a parceria permite que o instituto amplie a sua área de atuação de apoio à sociedade com a concessão de bolsas aos alunos das escolas estaduais. “Essa parceria com governo não termina hoje e segue um projeto a longo prazo nas áreas de saúde com a abertura de um curso de medicina com investimentos nos hospitais do Estado, esportes e treinamento”. Ela destacou ainda que a seleção acontecerá imediatamente após a publicação do edital e os alunos vão ingressar já no período 2013.2.
Para a secretária de Educação, Márcia Lucena, o Estado está investindo muito na formação e no ingresso dos alunos do nível médio no ensino superior por meio do PBVest e agora com essa nova possibilidade de ingresso numa instituição altamente conceituada como o Unipê. “Estamos a cada dia democratizando mais o ingresso dos alunos das escolas públicas em universidades para que construam uma trajetória acadêmica e um futuro mais promissor. Esse é um avanço e um conquista social desses jovens”, afirmou.
Márcia Lucena adiantou que Estado e Unipê também estão firmando parceria para que o curso de Educação Física faça uma pesquisa de saúde e um diagnóstico do potencial dos jovens de escolas estaduais para o esporte. “Essa é uma ação que irá revelar e potenciar talentos do nosso esporte”, ressaltou a secretária.
A estudante do 3º ano, Talia Pereira Flores, disse que essa é mais uma oportunidade para garantir o acesso ao ensino superior. “Isso para o nosso futuro é algo muito bom, pois teremos a oportunidade de estudar numa instituição de qualidade que sem um apoio como esse nossas famílias não teriam como pagar”, comemorou.
Marília França, aluna do 3º ano da Escola Estadual Presidente Medici, destacou a importância da parceria do Governo do Estado com o Unipê para impulsionar o ensino médio do Estado. “A educação pública precisa avançar com programas como o PBVest e como estes para democratizar o acesso ao ensino superior, que representa um sonho dos estudantes”, completou.
Fonte: Secom PB / Fotos: José Marques
Parceria garante bolsas de estudo para alunos da rede estadual na Paraíba Parceria garante bolsas de estudo para alunos da rede estadual na Paraíba Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 7/31/2013 04:17:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais