Caminhos do Frio em Areia tem trilhas, música, instrumental e sanfona

A 14º edição do Festival de Artes de Areia, pela primeira vez, foi incluída na Rota Cultural Caminhos do Frio. Com oficinas de gastronomia, trilhas ecológicas, apresentações musicais, teatrais e até festival de sanfona, os eventos seguem paralelos até este domingo (4).

Trilhas ecológicas

Os visitantes de Areia, cidade conhecida por suas riquezas culturais, poderão participar das trilhas ecológicas, conhecer engenhos e fazer passeios de jipe. A Reserva Ecológica da Mata do Pau Ferro é uma delas, que engloba 600 hectares e está situada no sítio Vaca Brava, distante cerca de 5km de Areia. No local, as pessoas recebem educação ambiental sobre a a preservação da fauna e flora típicos da região.

O roteiro classificado de lazer cultural leva os turistas a percorrerem os roteiros dos engenhos em uma oportunidade única de voltar ao passado e conhecer o processo produtivo da cana-de-açúcar, mel, rapadura e cachaça, bem como a beleza dos canaviais, capelas e sítios históricos. Os interessados em participar dessas aventuras devem comparecer ao Casarão José Rufino, onde funciona o Polo Artéria das Artes.

Capoeira

Nesta sexta-feira (2), a partir das 18h, na Praça 3 de Maio, onde está situado o Polo Chão de Mestras, haverá apresentação do Grupo de Capoeira Angola Palmares, de Areia. O grupo, que fui fundado em 1995, tem o objetivo de resgatar crianças e adolescentes das drogas e da prostituição, trabalhando com campanhas educativas e fazendo um resgate da nossa cultura. Antes, às 17h, nesse mesmo polo, haverá apresentação de cultura popular realizada pelo Grupo do Cras do município de Borborema.

Música instrumental

No polo Fé Menina, na Igreja do Rosário, tem apresentação do grupo de música instrumental Suave Metal, de Areia, às 19h. Em 2005, os jovens músicos da cidade uniram-se e formaram o grupo que tinha como principal proposta, além de tocar músicas instrumentais nacionais e internacionais, incentivar outros jovens a buscarem o ensino da música. Até o dias atuais, o grupo tem a mesma formação de instrumentos e um variado repertório, com estilos como chorinho, xote, MPB, jazz e muitos outros.

O Festival de Artes de Areia tem ainda, na noite desta sexta-feira, os shows de Jackson Envenenado, Orghanza, Duo Perazzo & Ribbas, Lucy Alves, Sandra Belê, Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e Troça Harmônica.

De acordo com o secretário de Turismo de Areia e vice-presidente do Fórum de Turismo Sustentável do Brejo, Adriano Nunes, essa integração entre Caminhos do Frio e Festival de Artes de Areia foi uma alternativa para ampliar os eventos. “Realizamos várias reuniões e nosso objetivo é alavancar os potenciais turísticos e culturais do Brejo. Por isso, trouxemos mais música, oficinas de gastronomia, festival de sanfona e o resgate das trilhas ecológicas”, destacou.

Gastronomia e festival de sanfona

No mercado da cultura, a Rota Cultural Caminhos do Frio levou as oficinas Delícias do Brejo, com as quituteiras de Areia, as Loiças da Chã da Pia e a Arte de Palha, com as artesãs de Chã de Jardim.

Outra grande novidade foi o Sanfona Fest 2013, Festival Estadual de Sanfoneiros Pé de Serra, onde Areia sediou uma das etapas das eliminatórias. O evento é realizado pela Rádio Tabajara e conta com apoio do Governo do Estado. Este ano, conta também com a parceria da Secretaria de Cultura do município de Areia.
Os artistas que se apresentaram concorreram a uma premiação específica e os vencedores das categorias amador e profissional se juntarão aos concorrentes classificados nas demais etapas do concurso e disputarão a grande final, que acontecerá em João Pessoa.

Visite o site

A programação completa do 14ª edição do Festival de Artes de Areia está disponível no site do evento (www.festivaldeareia.pb.gov.br). Além das notícias, há informações sobre o deslocamento, localização, telefones úteis, hospedagem e atividades artísticas.
Fonte: Secom PB / Foto: Roberto 
Caminhos do Frio em Areia tem trilhas, música, instrumental e sanfona Caminhos do Frio em Areia tem trilhas, música, instrumental e sanfona Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 8/02/2013 07:15:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais