Juiz diz que a Paraíba será exemplo com universidade em presídio

Um marco na história do Brasil está para acontecer, o juiz das Execuções Penais de Campina Grande, Fernando Brasilino Leite, disse que a implantação de um campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no complexo penitenciário do Serrotão com a inauguração da unidade, fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), acontece no próximo dia 20.

GEDSC DIGITAL CAMERANa avaliação de Brasilino, o interesse pela reinserção social deve partir primeiramente do próprio apenado, mas o estado deve criar mecanismos que estimulem a mudança de comportamento do detento enquanto ele cumpre pena e depois que ele for posto em liberdade.
Para o magistrado, investir em educação nas unidades penais deveria ser uma medida adotada por todos os estados brasileiros. “Campina Grande vai ser exemplo não só para a Paraíba, nem só para o Nordeste, nem só para o Brasil. Campina Grande vai ser exemplo para o mundo, com esse projeto de implantar a universidade dentro de um presídio. O estado da Paraíba pode se orgulhar em dizer que está sendo pioneiro no Brasil, com esse projeto”, disse o magistrado.
O responsável pela Vara das Execuções Penais em Campina teceu elogios aos agentes penitenciários da Paraíba, afirmando que “nos últimos anos diminuíram drasticamente os casos de rebeliões e maus tratos nos presídios do estado”.
O funcionamento mais aprimorado do setor de penas alternativas da Vara das Execuções Penais também foi citado por Brasilino como fruto de uma boa interação da Vara com a Secretaria da Administração Penitenciária (Seap). “Nós trabalhamos numa grande parceria”, reforçou.
Fonte e Foto: Secom PB 
Juiz diz que a Paraíba será exemplo com universidade em presídio Juiz diz que a Paraíba será exemplo com universidade em presídio Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 8/15/2013 03:19:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais