Pico do Jabre na Paraíba será destaque em revista especializada em ecoturismo

A edição de novembro da revista Terra da Gente, especializada em vida selvagem e voltada para a pesquisa ambiental, vai mostrar as principais espécies da flora e da fauna existentes na Serra de Teixeira e no entorno do Pico do Jabre, localizados no alto sertão da Paraíba. A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), a ABIH-PB e a prefeitura municipal de Maturéia estão apoiando o projeto com apoio logístico: transporte, alimentação e hospedagem.
Segundo o jornalista responsável pelas reportagens, Henrique Picarelli, diz que "o principal objetivo da publicação é mostrar aos leitores as belezas naturais da região e, principalmente, o potencial do ecoturismo do Parque Nacional Serra Serra do Teixeira / Pico do Jabre. Henrique disse que pretende localizar espécies de ‘Mata Atlântica’ inseridas no Bioma da Caatinga, o que mostra a importância da preservação da área."

Luar no sertão

Neste sábado (31), o jornalista paulista inicia um roteiro de atividades sugeridas pelo guia de ecoturismo Túlio Maxie e integrantes da ONG SOS Sertão. Estão previstos o registro, logo pela manhã, do nascer do sol na Pedra do Tendó. No local o jornalista poderá acompanhar a prática de esportes radicais a exemplo do rapel e o slackline (que é um esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon, estreita e flexível, praticado a uma altura de 30 cm do chão). No início da tarde, o grupo vai subir até o Pico do Jabre, atravessando por dentro da Serra de Teixeira. No percurso está prevista a visitas a comunidades, sítios, plantação de Agave, Pedra da Torre, Riacho das Moças e retorno a Matureia.
Henrique Picarelli informou que a noite, o pretende realizar um pequeno lual com direito a fogueira, no Casarão do Jabre, local onde iremos passar a noite nos alojamentos ou acampando.

Programação

Já no domingo (1), o grupo vai realizar uma trilha por dentro da mata com o objetivo de atingir o Pico do Jabre. Após o almoço o jornalista e guias seguem para a cidade de Mão D´água, que está localizada no sopé da região montanhosa. Está prevista uma visita até a Barragem da Capoeira, de onde retornam para Patos e pernoitam em Matureia.
Na segunda-feira (2), o jornalista segue para a cidade de Salgado de São Félix para a produção de reportagem especial sobre as artesãs da associação de Fileteiras. Ele explica que há um interesse em conhecer como o processo de criação e produção de renda filé.
Fonte: Secom PB / Fotos: Roberto Guedes
Pico do Jabre na Paraíba será destaque em revista especializada em ecoturismo Pico do Jabre na Paraíba será destaque em revista especializada em ecoturismo Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 8/30/2013 06:23:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais