PM/PB inaugura museu e homenageia autoridades nos 181 anos de história

Os fatos e personagens que marcaram os 181 anos de história da Polícia Militar da Paraíba agora estarão  acessíveis ao público. Nesta terça-feira (20), vai ser inaugurado o Museu da corporação, no Salão Nobre do Quartel do Comando Geral (Centro de João Pessoa), que conta com diversos painéis e equipamentos que contam a evolução da briosa paraibana. Entre eles estão uniformes desde 1920, e armamentos, e equipamentos de rádio comunicação utilizados na década de 30, pela corporação.
Segundo o tenente Emiliano de Cristo, diretor do museu, o prédio conta com documentos internos da PM do início do século XX (como boletins e cadernetas), além de uniformes e armamentos de época. Um dos destaque é uma túnica, uniforme de gala da PM, que data de 1920. Entre os armamentos antigos, estão expostos uma metralhadora Hotchkiss, utilizada nas décadas de 1930 e 1940, além de equipamentos de rádio.
seds inauguracao do museu da pm foto werneck moreno (4)A inauguração do Museu faz parte das comemorações do aniversário do coronel Elísio Sobreira, patrono da PMPB. Na ocasião, também haverá o lançamento do livro ‘A Briosa – A História da Polícia Militar da Paraíba’, de autoria do coronel reformado João Batista de Lima; e a concessão da medalha Elísio Sobreira para policiais militares e autoridades civis que contribuíram para o engrandecimento da corporação.
Durante a solenidade de inauguração, que é aberta ao público em geral, a população poderá conferir a viatura mais antiga da PM, um fusca do ano de 1974. O veículo ficará exposto na área externa do Quartel do Comando Geral, no pátio da Praça Pedro Américo.

O Museu


Surgido inicialmente como memorial, em 2004, o Museu da PM passou a ter uma nova configuração na gestão do atual comandante da briosa, o coronel Euller de Assis Chaves. Desde janeiro de 2011, foi iniciado o trabalho de coleta de materiais de cunho histórico para compor o acervo.
Além do tenente Emiliano de Cristo, ajudaram na montagem do museu o coordenador de arquivo da Polícia Militar, o educador Edson de Almeida Macedo; e três professores do curso de Arquivologia da UFPB -Universidade Federal da Paraíba: a professora doutora Bernardina Freire, o professor mestre Bertrand Martins e a professora mestre Karlene Dantas.

História da PM

Foto:rpscom1.blogspot.com
Criada no Império (em 3 de fevereiro de 1832), a Polícia Militar da Paraíba é o mais antigo órgão público em atividade no Estado da Paraíba. Ao longo da sua história, a PM esteve presente nos mais importantes momentos históricos do Brasil e da Paraíba, a exemplo do combate à Revolução Praieira, à Guerra do Paraguai, à Revolta do Quebra-quilos e à Coluna Prestes.
Inicialmente, a corporação foi formada com um efetivo de 50 homens, sendo 15 a cavalo e 35 a pé. As suas primeiras missões foram a guarda da cadeia e a execução de rondas no Centro de João Pessoa. Atualmente, a corporação conta com um efetivo de 9.375 homens e mulheres na ativa, distribuídos em 14 Batalhões de área, quatro Batalhões Especializados e sete Companhias Independentes.
Entre as atribuição da PM estão: planejar e coordenar as ações de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública; atuar também de maneira preventiva; fazer a guarda de presídios; realizar a fiscalização de trânsito nas rodovias estaduais e exercer a polícia administrativa do meio ambiente. O fusca era uma viatura de epoca dos anos de 1974, para diversos departamentos inclusiva o de Rádio Patrulha.


Fonte: Secom PB/ Fotos: Verneck Moreno
PM/PB inaugura museu e homenageia autoridades nos 181 anos de história PM/PB inaugura museu e homenageia autoridades nos 181 anos de história Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 8/20/2013 11:29:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais