Professor da PUC de SP fará palestra na I Semana de Jornalismo da UFPB

O colunista do portal UOL e professor da PUC/São Paulo, Leonardo Sakamoto será o convidado especial da I Semana de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O evento acontecerá dos dias 14 a 16 de agosto, com realização da Coordenação do curso de Jornalismo da UFPB e do Centro Acadêmico de Jornalismo, Gestão Idealize e terá entrada franca.
O evento objetiva interagir o corpo discente, docente, academia e mercado. Sendo assim, o encontro contemplará apresentação de trabalhos acadêmicos, palestras, mesas redondas e abrirá espaço para discussões que fazem parte do dia a dia do jornalismo brasileiro.
Na última quinta-feira (8), o grupo Crewolinas e o grafiteiro Perfect fizeram uma intervenção artística nas paredes do Centro de Recreação do Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA) da UFPB com intuito de divulgar o evento. Para atrair os olhares do público eles expressaram com sua arte os protestos que ocorreram em todo Brasil.
Para a coordenadora do curso de Jornalismo, Zulmira Nóbrega, a I Semana de Jornalismo além de promover a interação e integração do mercado de trabalho com a academia tem como objetivo plantar a semente da pesquisa jornalística. “A Semana será uma vitrine de trabalhos para que se tenha o conhecimento e reconhecimento das pesquisas atuais, dentro da área da comunicação, na UPFB e consequentemente funciona como estímulo aos alunos na produção de artigos, para concretizar a relevância das pesquisas em comunicação da Universidade”, explana.
No dia 15 de agosto, às 10h no auditório 412 do Centro de Educação da UFPB, Sakamoto ministrará palestra acerca do tema do evento, “O papel do jornalismo no movimento #AcordaBrasil”, aprofundando os conhecimentos sobre as manifestações que acontecem desde o mês de junho em todo país.
Além do jornalista paulista Leonardo Sakamoto, participarão do encontro professores da UFPB, UEPB, UFRN, o presidente do Sindicato de Jornalistas da Paraíba, Rafael Freire, a jornalista da rede Paraíba de Comunicação, Roberta Matias. Os jornalistas do Coletivo COMJunto, Dalmo Oliveira e Alexandre Santos, e a pesquisadora de mídia Jonara Medeiros também serão presença marcada.
A Semana contará com cinco Grupos de Trabalhos - Jornalismo, Cidadania e Direitos Humanos; Jornalismo e Convergências ; Cobertura jornalística, cibercultura e política; O Conhecimento do Jornalismo: Teoria, Prática e Pesquisa; e Jornalismo Sindical, popular e alternativo -  e mesas redondas.
Segundo a coordenadora geral do Centro Acadêmico de Jornalismo, Flora Fernandes, a Semana irá contemplar transversalidades, dinamismos e complexidades da temática. “Durante as manifestações recentes no país o papel do jornalismo na sociedade foi questionado. Coberturas parcias e equivocadas dos meios de comunicação tradicionais fizeram integrantes da ação assumiram o papel de comunicadores compartilhando informações, fotos, vídeos e opiniões nas redes sociais”, explica.

Leonardo Sakamoto 

O colunista do UOL, Leonardo Sakamoto é jornalista e doutor em Ciência Política e doutor em Ciência Política. Cobriu conflitos armados e o desrespeito aos direitos humanos em Timor Leste, Angola e no Paquistão. Professor de Jornalismo na PUC-SP, e já foi professor de jornalismo na USP. É coordenador da ONG Repórter Brasil e seu representante na Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo.
Leonardo Sakamoto Correio
http://www.reporterbrasil.org.br
PUC-SP, Brasil

Fonte: CA de Jornalismo da UFPB / Gestão Idealize
Foto: revistaforum.com.br



Professor da PUC de SP fará palestra na I Semana de Jornalismo da UFPB Professor da PUC de SP fará palestra na I Semana de Jornalismo da UFPB Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 8/13/2013 04:17:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais