Jornadas de Inclusão Produtiva divulgam ações de convivência

O Governo do Estado realiza, nesta semana, 35 Jornadas de Inclusão Produtiva em diferentes municípios de diversas regiões como sertão, cariri, brejo, possibilitando que os agricultores familiares tenham acesso às políticas públicas e programas que ajudam na convivência com a estiagem. Os eventos são organizados pela Emater, empresa vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), com a participação de vários parceiros.
As Jornadas de Inclusão Produtiva prosseguem com a realização de eventos em regiões do Sertão, Brejo, Litoral e Cariri quando os agricultores familiares conhecem as propostas visando o fortalecimento de arranjos produtivos locais, no contexto de convivência com o Semiárido e fortalecimento das práticas agropecuárias.

Locais a realizar

Nesta segunda-feira (23), a programação acontece nas cidades de São José de Piranhas e São Sebastião de Umbuzeiro. Na terça-feira (24), será a vez de Curral velho, Areia, Cajazeiras, Alcantil, Pedras de Fogo e Santa Cruz. Na quarta-feira (25), ocorrem em Pombal, Ingá, Boa Ventura, Capim, Picuí e Arara. Já na quinta-feira (26), será a vez de Salgado de São Félix, Malta, Sertãozinho, Cuité de Mamanguape e Borborema.
Na sexta-feira (27), a Jornada acontece em Areal, Pilões, Teixeira, Carrapateira, Alagoinha, Pocinhos, Belém, São José dos Ramos, Mataraca, Paulista, Tacima e Poço Dantas. No final de semana, será a vez de Tavares, no sábado (28), e no domingo (29), em Princesa Isabel.
As Jornadas de Inclusão Produtiva têm a finalidade de explicar aos agricultores familiares como funcionam as linhas de financiamento, dando oportunidade de acesso aos programas e políticas públicas como crédito para aquisição de terra, participação no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa Nacional Rural de Habitação (PNRH), entre outros, como parte do convênio MDA/SAF-Emater-PB 701154/2008.
Os técnicos da Emater atenderam às demandas dos agricultores com a distribuição de mudas frutíferas, demonstrações práticas de silagem e fenação, elaboração de projetos de crédito diversos, orientação sobre comercialização e outras ações.
O Governo do Estado, por meio da Emater, trabalha com o intuito de oferecer subsídios para que os agricultores possam amenizar os efeitos da estiagem em suas atividades produtivas, com ações de convivência com o Semiárido, como a distribuição de sementes de sorgo e raquetes de palma forrageira resistente à cochonilha do carmim, espécies adaptadas às regiões semiáridas, e acesso aos programas de comercialização de ração pela Empasa e Conab.
Em alguns municípios, a população teve acesso aos serviços do Incra, como a atualização das famílias acampadas para receber cestas básicas; do Instituto de Polícia Científica (IPC), que fez a emissão de carteira de identidade. Já o Ministério do Trabalho (MTE) emitiu carteiras de trabalho, e o Ministério da Fazenda, o CPF. A Defensoria Pública também esteve presente, junto com o INSS e a Secretaria de Estado da Saúde.
Fonte: Secom PB 
Jornadas de Inclusão Produtiva divulgam ações de convivência Jornadas de Inclusão Produtiva divulgam ações de convivência Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 9/23/2013 03:31:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais