Aluna de Escola Estadual é selecionada no Programa Jovem Senador 2013

A estudante Andrisley Kelly Pereira da Silva, da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Baptista de Mello, localizada no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, vai representar a Paraíba na premiação Jovem Senador 2013. O evento será realizado no dia 18 de novembro no Senado Federal. Na ocasião, os 26 finalistas de cada estado e do Distrito Federal irão à Brasilia com toda despesa paga à Brasília para participar de sessões no Senado Federal.
São 42 alunos dos dois últimos anos do Ensino Médio de escolas da rede estadual enviaram as redações para participar do concurso. Os concorrentes tiveram até o dia 23 de agosto para enviar os textos à Secretaria de Estado da Educação (SEE). Por sua vez, a comissão técnica da secretaria teve até 30 de setembro para selecionar o melhor texto dentre os enviados para concorrer à etapa nacional. Para a edição deste ano, o tema da redação do tipo dissertativo-argumentativo foi “Buscar voz para ter vez: Cidadania, Democracia e Participação”.
programa jovem senador 2013 (4)Segundo a diretora da unidade escolar, Celi Maria Ferreira, o texto vencedor é resultado de um trabalho de cerca de dois meses envolvendo leitura, pesquisa e produção textual. “O trabalho foi realizado com alunos do Ensino Médio e orientado pelo professor de Língua Portuguesa, Fernando de Oliveira”, afirmou.
A estudante selecionada vai viajar com as despesas pagas para Brasília para participar de sessões no Senado Federal. Na ocasião, os 26 finalistas de cada estado e do Distrito Federal irão discutir e deliberar sobre projetos que poderão, efetivamente, ser apreciados pelos parlamentares e se transformar em lei. O regulamento do concurso também prevê a entrega de um computador portátil à estudante. A escola receberá kits com publicações do Senado Federal.
O texto da estudante  Andrisley Kelly Pereira da Silva, da 1ª série do Ensino Médio pode ser conferido no link:https://www12.senado.gov.br/jovemsenador/espaco-dos-jovens-senadores/galeria-dos-jovens-senadores/2013/redacoes/andrisley-kelly-pereira-da-silva-pb

Jovem Senador

Jovem Senador - Foto Geraldo Magela/ Agência Senado
O Jovem Senador é um projeto anual, que proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. A legislatura tem duração de três dias e inicia com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a redação dos autógrafos, aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.
Para participar, as instituições de ensino promoveram um concurso de redação interno entre os alunos, de acordo com o tema escolhido este ano, e enviaram o melhor texto à Secretaria de Estado da Educação (SEE) até o dia 23 de agosto. A Secretaria selecionou a melhor redação e enviou ao Senado Federal.
Os autores das 27 melhores redações – um por unidade da Federação – são automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do País, simulando a atuação dos Senadores da República. Outros prêmios também estão previstos para alunos e escolas. O projeto conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e das Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal.
Fonte e Foto: Secom PB 
Aluna de Escola Estadual é selecionada no Programa Jovem Senador 2013 Aluna de Escola Estadual é selecionada no Programa Jovem Senador 2013 Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 10/17/2013 02:37:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais