Tribunal de Justuçã PB comemora 122 anos com Campanha "Outubro Rosa"

Uma ação para alertar e informar à população a respeito do câncer de mama será realizada nesta segunda-feira (21), às 16h, na Praça dos Três Poderes, Centro de João Pessoa. O evento faz parte da semana de comemoração pelos 122 anos de existência do Tribunal de Justiça da Paraíba, que será aberta com a adesão do TJPB à campanha “Outubro Rosa”.
Na ocasião, será montado um estande, onde equipe do Setor de Saúde e Qualidade de Vida do Tribunal distribuirá folders, com explicações sobre como realizar o autoexame das mamas e informações sobre direitos das mulheres, como mamografia a partir dos 40 anos, cirurgias reconstitutivas de mamas, saque de FGTS e PIS para tratamento de saúde, entre outros.
A semana de aniversário do Tribunal foi programada pela Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário do Estado, preisidida pelo desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque.
“O Tribunal se mostra engajado nesta luta contra o câncer de mama. Isso revela que a comemoração também tem uma conotação do cuidado com saúde dos servidores e também da população feminina, mostrando que o tema interessa ao Judiciário”, disse o desembargador Marcos Cavalcanti.
No 2º dia, será lançado o livro “História da Comarca de Mamanguape”, de autoria do desembargador Marcos Cavalcanti. A obra é a primeira de uma série denominada “comarcas paraibanas”, que foi idealizada pela presidente do TJPB, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, e será executada pela Comissão de Cultura.


Programação

A programação, que segue até o dia 25, inclui ainda uma série de eventos voltados para a questão da Infância e Juventude, com ciclos de debates, concessão de honrarias a autoridades e servidores, lançamento de livros, conferências e workshops sobre o tema “adoção”. Este último, tratará sobre os planos estadual e nacional de convivência familiar e comunitária; o papel do juiz durante o processo da adoção; a preparação e a escuta das crianças, a perspectiva do adotado e a humanização.
Confira a programação completa no site
http://issuu.com/tjpb/docs/122_anos_do_tj
História – Criado pelo Decreto n°. 69, de 30 de setembro de 1891, o então Superior Tribunal de Justiça da Paraíba foi instalado oficialmente no dia 15 de outubro do mesmo ano. Antes, porém, no dia 9 de outubro, o Governador Venâncio Neiva nomeava os cinco primeiros desembargadores e demais integrantes da Magistratura paraibana.
A primeira composição do TJPB foi formada pelos desembargadores Manoel da Fonseca Xavier de Andrade, Augusto Carlos de Amorim Garcia, Francisco de Gouveia Cunha Barreto, Amaro Gomes Carneiro Beltrão e Vicente Saraiva de Carvalho Neiva.
O Tribunal de Justiça da Paraíba é o órgão máximo do Poder judiciário do estado brasileiro da Paraíba, com sede na capital paraibana, João Pessoa, com jurisdição em todo o território estadual.
Fonte e Foto: Gecom do TJPB
Reportagem:Gabriela Parente
Tribunal de Justuçã PB comemora 122 anos com Campanha "Outubro Rosa" Tribunal de Justuçã PB comemora 122 anos com Campanha "Outubro Rosa" Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 10/21/2013 11:12:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais