Centro de Convenções de João Pessoa tem eventos agendados até 2016


Vários eventos estão agendados de novembro deste ano até 2016, no Centro de Convenções de João Pessoa “Poeta Ronaldo Cunha Lima”. A segunda etapa do equipamento, que contempla o Mirante, o Restaurante Panorâmico e o Centro de Congressos foi inaugurada, nessa quarta-feira (30), pelo governador Ricardo Coutinho.
Está agendado para o mês de novembro, será realização do 4º Congresso Brasileiro de Tratamento de Feridas e o Campus Festival. E em dezembro, acontece a Conferência Brasil-Canadá 3.0. Em 2014, estão agendados o Salão Quilômetros e Milhas dos Extremos das Américas; Congresso de Educação Física e Inovação; Congresso Internacional de Fisioterapia; Encontro de Robótica; Multifeira Brasil Mostra Brasil; Encontro de Procuradores do Estado; Copa do Mundo de Robótica; Consuper; Festival de Turismo de João Pessoa e o Mitsubishi Motor Sport.
Para 2015 e 2016 estão agendados, respectivamente, o Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto e o Congresso Nacional de Medicina Veterinária. Recentemente, o local sediou eventos como a Multifeira Brasil Mostra Brasil, Feira de Medicamentos, Olimpíada Brasileira da Juventude, Festival de Turismo de João Pessoa e a Convenção Paraibana de Supermercados (Consuper).
Para o secretário de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano, a obra vai propiciar um salto para a indústria do turismo. “A Paraíba está entrando para o hall de grandes eventos aumentando o fluxo de turistas e, consequentemente, a geração de emprego e renda. Se aumenta o fluxo hoteleiro é preciso haver mais contratações, como por exemplo, camareiros, recepcionistas, garçons e inclusive profissionais na área de gastronomia. Até o setor de suprimentos alimentícios como a Empasa ganha com o aumento no fluxo das vendas”, observou o secretário.
O Centro de Congressos, inaugurado nessa quarta-feira, possui blocos administrativos em três pavimentos, salas multiuso, auditório com capacidade para 2.340 pessoas adaptado conforme o público dos eventos. O Mirante, que é uma estrutura em concreto no formato de pirâmide invertida, tem altura equivalente a um edifício de 17 andares (57m). No topo, as pessoas terão ampla visão de praias e pontos turísticos da cidade. O acesso dos visitantes à área de contemplação vai ser feito por meio de dois elevadores. No primeiro piso fica o Restaurante Panorâmico.
A Presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, destaca a importância dos novos equipamentos para a economia do Estado. “Em apenas um ano, conseguimos trazer importantes feiras para a Paraíba, mas faltavam congressos, eventos científicos, simpósios, seminários. Agora ampliamos nosso leque e a rede hoteleira, bares, restaurantes e taxistas comemoram os impactos que essas instalações irão trazer. O Convention Bureau revelou que houve um crescimento de 20% de turistas de eventos, apenas com a inauguração da primeira etapa, sem falar nos turistas de lazer”, revelou Ruth acrescentando que agora o volume deve crescer para 50%.
O gestor do Centro de Convenções de João Pessoa, Antônio Alcântara, informou que, à partir de agora, a capacidade de atrair grandes eventos para João Pessoa será facilitada. “Antes divulgávamos o Centro para conhecidos e por meio da Abrasef. Agora podemos confeccionar folders e, principalmente, publicar nos principais catálogos dos Centros de Convenções do Brasil e do Mundo. Além da localização de João Pessoa, a grandiosidade das instalações tem atraído diversos eventos de vários segmentos, principalmente na área médica. Em breve, será a vez de trazer grandes espetáculos e até musicais”, disse.

Terceira etapa

A última etapa a ser concluída no Centro de Convenções será o teatro, com capacidade para mais de 3 mil pessoas, programada para o primeiro semestre de 2014. A área total do Centro de Convenções é de 34,52 hectares, sendo 48.676 metros quadrados de área construída. Os três estacionamentos – já em funcionamento – comportam mais de mil automóveis. Até a conclusão da obra deverão ser investidos R$ 240 milhões.
Fonte: Secom PB / Fotos: José Marques e Roberto Guedes
Centro de Convenções de João Pessoa tem eventos agendados até 2016 Centro de Convenções de João Pessoa tem eventos agendados até 2016 Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 10/31/2013 06:54:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais