Governador Ricardo inaugura 2ª etapa do Centro de Convenções nesta quarta

A segunda etapa do Centro de Convenções de João Pessoa ‘Poeta Ronaldo Cunha Lima’, localizado no Polo Turístico Cabo Branco (às margens da rodovia PB-008), será inaugurada pelo governador Ricardo Coutinho nesta quarta-feira (30), às 18h. Além do salão de exposições e eventos, entregue em agosto de 2012, passarão a funcionar o Centro de Congressos, o restaurante panorâmico e o mirante. Até a conclusão da obra deverão ser investidos R$ 240 milhões.
O mirante, que é uma estrutura em concreto no formato de pirâmide invertida, tem altura equivalente a um edifício de 17 andares (57m). No primeiro piso funcionará o restaurante. O acesso dos visitantes à área de contemplação vai ser feito por meio de dois elevadores. Do topo as pessoas terão ampla visão de praias e de algumas áreas da cidade.

Centro de Convenções

A área total do Centro de Convenções é de 34,52 hectares, sendo 48.676 metros quadrados de área construída. Os três estacionamentos – já em funcionamento – comportam mais de mil automóveis. O teatro, com 3.042 lugares, será a terceira e última etapa da obra. O Centro de Congressos possui blocos administrativos em três pavimentos, salas multiuso com um auditório com capacidade para 2.340 pessoas. Ao todo são oito auditórios adaptados conforme o público dos eventos.

Primeira etapa



O Salão de Exposições e Eventos tem 19 mil metros quadrados de área construída e já abrigou eventos como o Festival de Turismo de João Pessoa, a Convenção Paraibana de Supermercados, e a Multifeira Brasil Mostra Brasil.
O ambiente tem quatro locais para credenciamento ou venda de ingressos; comporta até quatro eventos independentes, dividindo-se o espaço interno. Também comporta uma lanchonete com espaço para 32 mesas em área coberta e 40 mesas no deck, e outras três lanchonetes na área interna da feira, além de quatro conjuntos de sanitários.
O salão tem ainda oito saídas de emergências; acesso independente de funcionários com vestiários feminino e masculino; um subsolo para a área técnica com galeria subterrânea para sistema de exaustão mecânica, onde todas as instalações poderão ser feitas e distribuídas por valas no piso de forma a fornecer aos estandes pontos de água, energia, esgotos e cabeamento estruturado.
A cobertura do Salão de Feira e Eventos do Centro de Convenções foi concebida em uma estrutura metálica solta, em curvas, com vãos entre pilares de 46 x 22,5 metros. O fechamento da área em alvenaria com altura total de 5,6 metros é independente da cobertura em estrutura metálica, formando uma volumetria mais leve e solta. A área livre para exposições não tem laje.
Turismo de eventos – Somente com a inauguração da primeira etapa do Centro de Convenções a Paraíba teve ampliada em 20% a capacidade do turismo de eventos e o Estado passou a ser incluído na rota das grandes atividades nacionais e internacionais.

RoboCup 2014

Foto: www.fabianovidal.com
Um exemplo disso é a RoboCup, considerado o maior evento mundial de robótica e inteligência artificial, que deverá reunir 4 mil participantes de várias partes do mundo na Paraíba, no período de 19 a 25 de julho de 2014 (uma semana após a Copa Mundial de Futebol). Esta é a primeira vez que o Brasil sedia o evento, que já passou por 14 países.
O professor de robótica da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e integrante da comissão organizadora da RoboCup 2014, Alexandre da Silva Simões, comentou que o Centro de Convenções foi um dos fatores determinantes para a escolha de João Pessoa como sede da RoboCup.
“Os pesquisadores da área de robótica já tentam fazer esse evento no Brasil há algum tempo, mas a gente ainda não tinha as condições necessárias para trazê-lo, pois é difícil conseguir um local com a área necessária para fazer esse evento e com a qualidade que o público europeu e asiático demanda para ter esse tipo de evento”, observou.
O Governo do Estado acredita que o Centro de Convenções vai gerar um grande impacto no desenvolvimento turístico do Estado, criando maior demanda pelo setor hoteleiro, incentivando a gastronomia da região e forçando a ampliação do número de bares e restaurantes. O Centro também vai movimentar diretamente a cadeia econômica, através de segmentos específicos como o de guias turísticos, taxistas e artesões.
O presidente da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), Cícero Bernardo da Silva, afirmou que o Centro de Convenções é um equipamento que faltava à cidade de João Pessoa para eventos de médio e grande porte e vai impulsionar o turismo de eventos e negócios.
Fonte: Secom PB / Foto: Antonio David
Governador Ricardo inaugura 2ª etapa do Centro de Convenções nesta quarta Governador Ricardo inaugura 2ª etapa do Centro de Convenções nesta quarta Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 10/30/2013 11:09:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais