Implantação da Lei Seca foi o tema discutido na redação do Enem 2013

Efeitos da Implantação da Lei Seca no Brasil foi o tema de redação apresentado domingo (27) aos estudantes que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme divulgado no início da tarde pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ontem foi o segundo e ultimo dia de prova do exame 2013, e também o mais temido por muitos candidatos, justamente devido à elaboração da redação.

Enem 2013

O tema escolhido para a redação do Enem foi “os efeitos da Lei Seca no Brasil”. A redação foi e sempre será uma das etapas mais temidas da prova por boa parte dos candidatos, deve ser do tipo dissertativo no qual a parte argumentativa  exige que o aluno apresente argumentos a favor ou contra o tema, defendendo seu ponto de vista. Exige também que o candidato faça uma '”proposta de intervenção social”, sugerindo algum tipo de solução para o problema.
As provas foram aplicadas em todo o país às 13h, no horário de Brasília, e foram até as 18h30, do dia 27 Além da redação, os candidatos tiveram que responder a questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Os candidatos só poderiam deixar o local de prova a partir das 15h, mas o participante que esperar até 30 minutos antes do término poderá levar o caderno de questões para casa.
Alguns cuidados os candidatos deveriam ter tomados ontem à tarde. As redações com sete linhas ou menos receberão nota zero. A estrutura deve ser dissertativo-argumentativa, ou seja, os candidatos devem expor argumentos relacionados ao tema da redação, elaborando-os de forma consistente e coerente.
A proposta de redação do Enem sempre vem acompanhada de textos que podem servir de motivação para que os candidatos tivessem a condição de elaborem seus próprios textos. No entanto, o estudante não deve se restringir às ideias ali apresentadas, copiar trechos ou torná-los parte de sua argumentação. Tais atitudes podem fazer com que o candidato tenha perdido pontos na avaliação de competências. Aquele que tiver feito qualquer brincadeira ou deboche será aplicado zero.
As redações são avaliadas de acordo com cinco competências: domínio da norma-padrão da língua escrita em vigor; compreensão da proposta da redação e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e elaboração de proposta de intervenção ao problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Todos os anos, a redação é alvo de disputas na Justiça, pois as notas não são passíveis de recurso. O Inep divulga o espelho da redação apenas para fins pedagógicos, para que o estudante saiba a nota que tirou em cada competência.

Lei Seca no Brasil

Criada desde 19 de junho de 2008, foi aprovada uma lei que modificou o Código de Trânsito Brasileiro e proibiu o consumo de álcool por condutores de veículos. O motorista que é pego na Lei Seca fica sujeito a multa, suspensão da habilitação e até mesmo detenção. Na sua primeira versão, havia uma tolerância de até 0,1 mg  de álcool no bafômetro, ou 0,2 d de álcool por litro de sangue. Já em 2011 foi aprovado uma resolução que endureceu a legislação. Desde então passa a ser crime dirigir sobre o efeito de álcool em qualquer quantidade. Além disso, o motorista que se negar a fazer o teste pode ser enquadrado e punido a partir de depoimento de testemunhas, vídeos ou imagens.
Advogado analisa a Lei Seca
Em junho, a lei 11705, também conhecida como Lei Seca, completou cinco anos de criação. Para avaliar sua eficácia e as mudanças que promoveu no comportamento dos motoristas brasileiros, o programa Cotidiano, da Rádio Nacional de Brasília, entrevistou o advogado criminalista  Euro Bento Maciel Filho
Levantamento mostra que uma em cada cinco vítimas de acidente de trânsito atendidas nos prontos-socorros do país havia ingerido bebida alcoólica na hora do acidente. A pesquisa, cujos dados são referentes a 2011, aponta ainda que as pessoas alcoolizadas estão mais sujeitas à hospitalização e a morte em decorrência do acidente.
Sancionada outras provas
A nova Lei Seca determina que outros meios, além do bafômetro, podem ser utilizados para provar a embriaguez do motorista, como testes clínicos, depoimento do policial, testemunhos de terceiros, fotos e vídeos.
Com a Lei Seca mais rigorosa desde janeiro para os motoristas que forem flagrados dirigindo embriagados, voltam a circular na internet informações de que é possível burlar a fiscalização. No mundo virtual, a informação é de que é possível driblar o bafômetro ao tomar alguns comprimidos do princípio ativo pidolato de piridoxina, derivado da vitamina B6.
Balanço da Lei em RJ
Operação Lei Seca completa quatro anos com mais de um milhão de veículos abordados só no Rio de Janeiro (RJ), superior a um milhão de veículos fiscalizados e mais de 85 mil carteiras de habilitação apreendidas, a Operação Lei Seca no estado do Rio de Janeiro só em quatro anos, ainda existem mais de dois meses para completar o fim do ano.
Contran reduz tolerância de álcool no teste do bafômetro
Quem for pego dirigindo sob efeito de álcool sofrerá penalidades e pode ser preso, conforme a Lei regulamentada e publicada desde de janeiro de 2012, pelo CONTRAN - Conselho Nacional de Transito no Diário Oficial da União, a Resolução 432/13 que estabelece diretrizes para o cumprimento da Lei Seca mais rigorosa, sancionada em dezembro do ano passado.

Gabarito Extra-Oficial 

O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) Porém empresas de credibilidade no país como a Revista Veja, decidiu convocar professores altamente capacitados em cada disciplina contida no Enem, para responder  logo o termino do prazo da prova de forma extra-oficial começaram a responder os gabaritos das provas realizadas no sábado (26), com o objetivo dos candidatos que devem estarem muitos ansiosos a saberem o resultados, embora com mais de 95% do resultado oficial Enem, através do órgão oficial Inep.
Em reportagem anterior a a este, Blog Jornalista WRB divulgada no domingo dia 27, às  o resultado extra-oficial das provas do sábado. Veja os resultados: http://www.jornalistawrb.com.br/2013/10/enem.html#axzz2j1phSIQi

Fonte: Agência Brasil -DF/ Portal EBC
Foto:Walter Rafael e Roberto Guedes
Implantação da Lei Seca foi o tema discutido na redação do Enem 2013 Implantação da Lei Seca foi o tema discutido na redação do Enem 2013 Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 10/28/2013 11:52:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais