Artesãs participam de capacitação sobre criação de peças em crochê

A criatividade de unir linhas, aprimorar pontos, combinar cores e aperfeiçoar texturas são algumas das propostas da oficina “Desenvolvimento de Produtos em Crochê” ministrada pela designer Adriana Yazbek para artesãs da Paraíba. A capacitação é disponibilizada pelo Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), e acontece na sede da Funetec-PB, em João Pessoa. O curso termina hoje (14) com a participação de 27 artesãs dos municípios de João Pessoa e Campina Grande que almejam melhorar as técnicas aplicadas na confecção de peças.
A designer já esteve na Paraíba, em 2008, quando ministrou o curso de reciclagem de papel no Jardim Botânico, mas foi durante a participação do PAP na Craft Design em São Paulo que Adriana Yazbek conheceu a riqueza do artesanato paraibano. “Elas têm muito potencial, técnica, sabem muita coisa, mas precisavam apenas aprimorar para agregar valor às peças. A ideia da oficina é estimular a criatividade, pensar formas de cobrir pontos, combinações de cores e novos produtos. Por isso, no primeiro dia, não pegamos em linha e agulha, mas trabalhamos com tintas e colagens para discutir os conceitos de linguagem visual. Estou muito satisfeita em poder estar de volta ensinando e aprendendo muito com elas ”, explicou Adriana.
Ela atua em São Paulo e dá cursos de capacitação em artesanato promovidos pelo Governo Federal em todo o país. “Eu trouxe linhas básicas e não aquelas incríveis que encobrem pontos, pois quando eu for embora elas devem continuar aqui aplicando os conceitos que aprenderam. Quero mostrar que elas podem trabalhar com contrastes, tons sobre textura e fazer com que entendam que se elas fazem peças criativas e diferenciadas não terão concorrência e ainda vão agregar maior valor aos produtos”, enfatizou a designer.

<span style="font-size: large;">A iniciativa do PAP através das capacitações visa melhorar a qualidade dos produtos para que os artesãos desenvolvam suas coleções e assim possam sobreviver de sua arte. Muitas vezes o que verificamos são artesãs que dominam as técnicas, mas têm dificuldade em desenvolver seus produtos. Peças bem acabadas certamente serão melhores comercializadas durante as feiras e salões e, consequentemente, as famílias conseguirão um melhor rendimento financeiro”, observou a gestora do PAP, Ladjane Barbosa. A capacitação tem o apoio do Sebrae-PB e ocorre das 7h30 às 17h30 na Funetec.</span>
A coordenadora do Programa do Artesanato da Paraíba, a primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, destacou os trabalhos desenvolvidos pela designer e as crocheteiras. “Adriana é referência em design e descobrimos que o trabalho dela tem tudo a ver com as nossas artesãs. Fechamos a parceria e deu certo. Por isso, tentamos intensificar as capacitações para colocar em nível de excelência os trabalhos que já possuem qualidade, pois estamos organizando o Selo de Qualidade do artesanato paraibano. Seria injusto pensarmos no Selo sem oferecer as capacitações para que, cada vez mais, os artesãos melhorem seus produtos”, pontuou a primeira-dama.
Para a crocheteira de Campina Grande, Maria do Socorro Galdino, 54, a capacitação promovida pelo PAP é uma oportunidade de reciclagem e de possibilidade para o aumento das vendas. “Aprendi crochê aos 9 anos, apenas pela curiosidade de ver as mais velhas fazendo. Até hoje, não parei e vendo as peças que faço na Vila do Artesão. Com todo aprendizado daqui vou poder incrementar meus xales, colchas e cachecol com melhores acabamentos. Assim, os clientes vão gostar e valorizar ainda mais os meus produtos”, comemorou a artesã.
“A iniciativa do PAP através das capacitações visa melhorar a qualidade dos produtos para que os artesãos desenvolvam suas coleções e assim possam sobreviver de sua arte. Muitas vezes o que verificamos são artesãs que dominam as técnicas, mas têm dificuldade em desenvolver seus produtos. Peças bem acabadas certamente serão melhores comercializadas durante as feiras e salões e, consequentemente, as famílias conseguirão um melhor rendimento financeiro”, observou a gestora do PAP, Ladjane Barbosa. A capacitação tem o apoio do Sebrae-PB e ocorre das 7h30 às 17h30 na Funetec.
Fonte: Secom PB / Foto: Walter Rafael
Artesãs participam de capacitação sobre criação de peças em crochê Artesãs participam de capacitação sobre criação de peças em crochê Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 11/14/2013 12:15:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais