Governador Ricardo entregou novo Centro Socioeducativo de João Pessoa

O governador Ricardo Coutinho inaugurou, na manhã desta terça-feira (12), o novo Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE), localizado no bairro de Mangabeira VIII, em João Pessoa. A nova unidade da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac) foi construída pela Suplan num investimento de mais de R$ 9 milhões, recursos oriundos de parceria entre o Governo Federal e Governo do Estado da Paraíba.
Acompanhado da presidente da Fundac, Sandra Marrocos, e do superintendente da Suplan, Ricardo Barbosa, o governador Ricardo Coutinho conheceu as novas instalações da unidade que conta com dormitórios coletivos e individuais, bloco de acolhimento e de medidas protetivas, bloco de atividades educacionais, refeitório, auditório, biblioteca, quadra poliesportiva, minicampo de futebol, salas de aula e oficinas, espaço para múltiplas atividades e para atendimento de saúde e jurídico.

Governador da Paraíba

Governador Ricardo Coutinho afirmou que o centro cria as condições adequadas para o trabalho de ressocialização dos jovens na sociedade com uma política de educação, formação profissional, musical e artística, práticas esportivas para quando os jovens voltarem ao convívio com a sociedade não passem pelo mesmo processo que os levaram para lá.
O governador adiantou que dentro do CSE serão implantadas turmas do Pronatec para formação nas áreas de construção civil, a fim de que os jovens saiam do centro com uma profissão. Ele defendeu a educação como a chave para a civilidade e a ressocialização e acrescentou que o Brasil paga um preço muito alto porque há cerca de 30 anos fechou os CIEPs criados por Leonel Brizola, que ofereciam educação integral aos jovens.

Representantes da Fundac e CSE

Fachada do CSE - Foto Walter Rafael
Para a presidente da Fundac, Sandra Marrocos, a inauguração do centro socioeducativo é mais uma iniciativa de construção para uma sociedade com mais oportunidades para os jovens. “Estamos entregando à Paraíba um ambiente propício para a ressocialização, e essa obra vem para somar. Nós sabemos que não é nada simples a alta complexidade da assistência social, mas com muita garra e determinação de todos que trabalham nessa Fundação, iremos, a partir deste momento, transformar ainda mais muitas vidas”, concluiu a gestora.
Eliane, mãe de um dos internos, disse que o CSE é moderno, limpo, com espaços para o aprendizado e a convivência. “Os quartos são mais espaçosos e ventilados com uma televisão em cada ala e gostei demais de tudo. Como mães ficamos mais tranquilas e felizes em ver o meu filho tocando no grupo de percussão e promovendo alegria a todos através da música”, disse.
A representante do conselho estadual da Criança e do Adolescente, Ana Lúcia Félix, disse que o CSE de Mangabeira representa um passo importante para a efetivação da política de ressocialização dos jovens em conflito com a lei. “Nossa missão é ver a cada dia a efetivação dessa política de proteção dos jovens internos pelo poder público”, destacou.
Durante a solenidade de inauguração no auditório do novo centro, adolescentes internos participaram de apresentações culturais de violão, flauta e percussão com o grupo Lataria, que, sob o comando do maestro Fabiano, utiliza tonéis, peças de automóveis, latas e outros utensílios usados como instrumentos de percussão. Músicos locais como Escurinho, Cida Alves e Chico Limeira, que ministram oficinas nas unidades da Fundac também se apresentaram e animaram os participantes.

Outras Autoridades

A solenidade de inauguração também contou com as presenças da 1ª Dama do Estado, jornalista Pâmela Bório, do deputado estadual João Gonçalves, do secretário de Administração Penitenciária, Walber Virgulino, do secretário de Saúde do Estado, Waldson de Sousa, da secretária executiva da FAC, Cassandra Figueiredo, e da presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Fundac, Lúcia Brandão, e mães dos internos.
Fonte: Secom PB / Foto: Roberto
Governador Ricardo entregou novo Centro Socioeducativo de João Pessoa Governador Ricardo entregou novo Centro Socioeducativo de João Pessoa Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 11/13/2013 11:45:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais