Igreja Anglicana faz assembleia para decidir se ordena mulheres bispas

Nesta semana a Igreja Anglicana da Inglaterra realizou uma assembleia eclesiástica  para decidir sobre a ordenação de mulheres para o cargo de bispo. O próximo sínodo deve ser marcado entre julho e novembro de 2014 para retomar a proposta apresentada pelo bispo de Rochester, James Langstaff
O projeto foi votado no final do ano passado, mas não teve votos favoráveis para autorizar uma mudança que há anos está sendo discutida pela igreja.
Na votação da quarta-feira (20), porém, houve uma mudança e 378 votos (de bispos e laicos) foram computados em favor da ordenação feminina. Os votos contrários somam apenas 8 e as abstenções foram 25.
Apesar do avanço, o arcebispo de York, John Sentamu, disse que ainda não é possível comemorar a decisão, pois há todo um processo antes de aceitar mulheres no cargo de bispo.
“Ainda não devemos abrir as garrafas de champanhe, ou da bebida com que celebraremos, porque temos que trabalhar juntos até o fim”, disse.
No próximo ano acontecerá mais uma votação do tema para saber se de fato a Inglaterra passará a ter mulheres bispos. Um novo sínodo deve ser marcado entre julho e novembro de 2014 para retomar a proposta apresentada pelo bispo de Rochester, James Langstaff.
A Igreja inglesa é a única entre as Anglicanas que não aceita a ordenação de mulheres bispos. Na Escócia, Gales e Irlanda do Norte elas já são aceitas e juntas somam 27 bispos mulheres (a palavra ‘bispa’ não é aceita gramaticalmente sendo o correto episcopisa).
Opinião

"Desde da sua criação Deus formou o homem mas ele vendo que o Senhor tinha criado os animais machos e femeas e ele não tinha uma companheira e disse Deus " Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que seja idônia." (Gêneses 2:18).  Mesmo no Velho Testamento como no Novo Testamento na epoca de Jesus Cristo, muitas mulheres exerceram funções no lar ou na obra do evangelho inclinada a auto indulgencia dos necessitados (obra social), frequentava os funerais levando e aplicando os incessos, e  até mulheres que seguiram e serviam a Jesus.(Mateus 27: 55 e 56), Desde a Igreja primitiva a mulher estava fazendo a sua parte."
Acrescento " De umas décadas para cá a mulher foi conquistando a sua colaboração na Igreja Cristã principalmente as evangélicas os cargos de cooperadoras, diaconisas, missionárias e até pastoras quando fazem um curso teológico ou está a frente de uma obra, afinal em muitas Igrejas já consagram pastoras, que é semelhante a bispo ou bispa. Afinal cada Igreja ou grupo de ministérios que tem sua convenção que coloque ou não no seu estatuto próprio, como fizeram há decadas as Igrejas evangelicas tradicionais e de alguns anos até as pentecostais estão aderindo 
Fonte: Gospel Prime / Repórter Leiliane Roberta Lopes
Foto: www.eroneducador.blogspot.com  



Igreja Anglicana faz assembleia para decidir se ordena mulheres bispas Igreja Anglicana faz assembleia para decidir se  ordena mulheres bispas Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 11/28/2013 04:40:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais