Governo da Paraíba recebe 75 médicos cubanos no Aeroporto Castro Pinto

A Paraíba conta mais 75 médicos cubanos da segunda etapa do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. Eles desembarcaram nesta segunda-feira (2) no avião da FAB Força Aérea Brasileira, por volta das 11h , no Aeroporto Castro Pinto, onde foram recebidos, ao som de pandeiros e músicas regionais, pelo secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza, e pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, além de instituições.
Os médicos atuarão nas Unidades de Saúde da Família de 58 municípios, beneficiando aproximadamente 260 mil pessoas. Esses profissionais se juntam aos 75 que já estão em atividade na Paraíba (sendo 22 deles estrangeiros e 53 brasileiros) totalizando 150 médicos do programa em 98 municípios. Com isso, o Mais Médicos chegará a quase 520 mil pessoas que não tinham acesso a atendimento médico em atenção básica no Estado da Paraíba
O secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza,que representou o governo da Paraíba, fez uma avaliação positiva sobre o programa. “Essa iniciativa vai assegurar o acesso da população ao atendimento nas unidades básicas de saúde. A meta é ultrapassar os 10% das 1.288 unidades básicas de saúde existentes no estado com médicos estrangeiros”, disse Waldson, lembrando que a prioridade do programa é contemplar os médicos brasileiros.
Representando o Governo federal, o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, disse que o programa visa não apenas levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais, mas prevê também investimentos em infraestrutura dos hospitais, além da compra de equipamentos.
No aeroporto, os médicos conversaram com a imprensa e depois seguiram para um hotel localizado na cidade de Mamanguape, onde ficarão hospedados e receberão treinamento. Eles conhecerão a situação da saúde do Estado; o Plano Estadual de Saúde; a regionalização das ações e os serviços da saúde e o perfil epidemiológico da Paraíba antes de seguirem para as cidades onde vão atuar. A partir do dia 5, serão encaminhados para os municípios nos quais vão trabalhar.
O médico cubano, Renier Miranda Marques, que atuará na cidade de Caraúbas, disse que o objetivo é realizar um trabalho eficiente e de qualidade para a população. “A população está carente de médicos, mas com a nossa chegada esse problema chega ao fim. Estamos aqui para servir ao povo”, disse o médico.
Já a médica Dalina Garcia Penha, que trabalhará na cidade de Manaíra, afirmou que a missão é atender com carinho as pessoas que necessitam de cuidados de saúde. E o médico Joel Gonçalves, que ficará na cidade de Princesa Isabel, ressaltou que a prioridade é contribuir com a saúde da população carente.

Terceira etapa

Na última quinta-feira (28) foram abertas as inscrições para a terceira etapa do programa. Os interessados devem se inscrever no site maismedicos.saude.gov.br. Para formados no Brasil, a inscrição vai até o dia 9 deste mês. Os Secretários municipais de saúde também precisam atualizar os dados dos municípios, além de aproveitar para se inscrever até essa data. Já os médicos com registro profissional em outros países devem se inscrever até o dia 13, além de anexar ao formulário os documentos validados pelos consulados.

Programa  Mais Médicos

Crido pelo Governo Federal, e lançado em 8 de Julho deste ano, o Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde do país, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.
Os municípios ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia aos selecionados. Como definido desde o lançamento, os brasileiros têm prioridade no preenchimento dos postos apontados e as vagas restantes são oferecidas aos estrangeiros. De acordo com dados do Ministério da Saúde atualmente, 3.678 médicos participam do programa, sendo 819 brasileiros e 2.859 estrangeiros.
Fonte: Secom PB / Foto: Ricardo Puppe
Governo da Paraíba recebe 75 médicos cubanos no Aeroporto Castro Pinto Governo da Paraíba recebe 75 médicos cubanos no Aeroporto Castro Pinto Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 12/03/2013 04:07:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais