Mais de 20 mil pessoas são esperadas no último dia de funeral de Mandela

Mais de 20 mil pessoas são esperadas hoje (13) no último dia de funeral do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, segundo estimativa de autoridades locais. O caixão com o corpo do líder deixou o Hospital Militar, nesta sexta-feira, para a última exposição no Union Buildings, a sede do governo da África do Sul, em Pretória.

Pelo terceiro dia, o corpo percorreu o trajeto entre o hospital e o palácio em um cortejo fúnebre com cerca de 40 veículos. Mais uma vez estava junto o neto dele Mandla Mandela, como manda a tradição do povo Xhosa, que diz que um homem adulto da família deve acompanhar o corpo até o momento do enterro – programado para o domingo (15).

Na chegada, a banda militar tocou o hino nacional do país. A segurança, como sempre, reforçada com milhares de homens nas ruas e helicópteros sobrevoando a região. Será a última vez que o ganhador do prêmio Nobel da Paz de 1993 poderá ser visto pelos admiradores. Desde que começou a visitação pública para o último adeus, há dois dias, filas quilométricas se formam diariamente.

De acordo com as autoridades locais, cerca de 20 mil pessoas estiveram ontem no Union Buildings. No primeiro dia, quando a visitação pública só foi aberta às 12h – após parentes, amigos, personalidades e autoridades em luto passarem pelo local –, aproximadamente 12 mil pessoas estiveram no funeral.

Em muitos casos, é preciso enfrentar mais de seis horas de fila para o último adeus ao ícone da luta contra o apartheid. Algumas pessoas que tentaram e não conseguiram ver o corpo de Mandela nos últimos dois dias, porque a visitação se encerra às 17h30 do horário local, disseram que insistirão mais uma vez.

Amanhã (14), o corpo do líder africano que morreu há uma semana, aos 95 anos, será transportado de avião até o vilarejo de Qunu, onde nasceu e passou sua infância e, agora, fará seu último descanso. O sepultamento ocorrerá no domingo, numa cerimônia restrita a familiares e amigos próximos.

Edição: Talita Cavalcante | Enviado especial à África do Sul: Danilo Macedo - Agência Brasil
Foto da capa: Marcello Casal Jr/ AgBr
Mais de 20 mil pessoas são esperadas no último dia de funeral de Mandela Mais de 20 mil pessoas são esperadas no último dia de funeral de Mandela Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 12/13/2013 12:36:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

WRB nas redes sociais