Rômulo Gouveia participa de abertura da Conferência Brasil-Canadá 3.0

O vice-governador Rômulo Gouveia participou, na manhã de quinta-feira (5), da abertura da segunda edição da Conferência Brasil-Canadá 3.0, que reúne especialistas em tecnologia dos dois países para debater novos modelos de negócio, incluindo as mídias digitais.
Visitei o evento Canadá 3.0, que serviu de modelo para a criação deste no Brasil, e pude notar que eles sabem como conectar a universidade com o governo e a iniciativa privada, um dos nossos desafios”, relatou, reafirmando o compromisso do Governo do Estado em atrair empresas de tecnologia. O evento vai até esta sexta-feira (6), no Centro de Convenções de João Pessoa.
Rômulo, que foi membro titular da Comissão de Ciência e Tecnologia e do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica do Congresso Nacional, ressaltou a importância do evento para o estado, lembrando que a Paraíba sedia um dos mais antigos parques tecnológicos do Brasil, em Campina Grande. “Na década de 70, a UFPB já realizava intercâmbios com universidades canadenses em projetos de tecnologia, o que contribuiu para a formação de uma cultura tecnológica no Estado, na UEPB, UFPB e UFCG”, finaliza.
O presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), Percival Henriques, que coordena o evento, disse que o investimento em economia digital ameniza o problema da balança comercial do Brasil, avaliado em US$ 5 bilhões. “É mais importante descobrir dois ‘Steve Jobs’ do que uma Bacia de Campos cheia de petróleo. No nordeste, temos um enorme potencial pra isso”, revela Henriques.

Academia e Indústria

À tarde, a secretária executiva da Ciência e Tecnologia do Estado, Francilene Procópio, foi a moderadora do painel, dentro da programação oficial da Conferência Internacional Brasil Canadá 3.0, que contou com as presenças dos canadenses Sid Fels e Kellogg Booth, discutindo sobre o tema Mobilização e Parceria entre Academia e Indústria: As redes canadenses de Centros de Programa de Excelência.
Sid Fels é PhD em Ciência da Computação pela Universidade de Toronto. Ele é investigador principal e líder do Projeto GRAND, uma rede de Centros de Excelência financiada pelo governo federal do Canadá. Sid é conhecido internacionalmente por seu trabalho na interação humano-computador, mas tem também estudos sobre displays 3D, modelagem biomecânica, redes neurais, agentes inteligentes, novas interfaces para expressão musical e artes interativas, tendo mais de 200 publicações acadêmicas nessas áreas.
romulo participa de evento brasil canada 3.0 foto jose lins (198)Já o Dr.Kellogg Booth é professor de Ciência da Computação e diretor fundador do Centro de Mídia e Gráficos Interdisciplinar (MAGIC) da Universidade de British Columbia. Atualmente é diretor científico de Gráficos, Animação e Novas Mídias do Projeto GRAND e
tem pesquisas nas áreas de interação humano-computador, trabalho cooperativo suportado por computador, design de interface de usuário, computação gráfica e análise de algoritmos.

A programação completa do evento pode ser conferida no link: http://www.br30.org.br/agenda.html.

Sobre a conferência – A Conferência Internacional Brasil Canadá 3.0 é uma realização do Governo da Paraíba e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e tem como patrocinadores master a Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), Governo do Canadá e da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur).
Fonte: Secom PB / Foto: José Lins
Rômulo Gouveia participa de abertura da Conferência Brasil-Canadá 3.0 Rômulo Gouveia participa de abertura da Conferência Brasil-Canadá 3.0 Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 12/06/2013 10:40:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais