São Paulo: aeroviários protestam em Congonhas e atrasam check-in

A categoria dos aeroviários fez um protesto que provocou lentidão nas áreas de check-in das companhias aéreas do aeroporto de Congonhas na manhã desta quarta-feira, conforme informou a Infraero. De acordo com o órgão, apesar do protesto, nenhum voo estava atrasado por volta das 7h. O grupo pede melhores condições de trabalho, aumento salarial e reclama do processo de terceirização no setor.
Os aeroviários paralisaram nesta terça-feira (3) as atividades no aeroporto de Congonhas a partir das 4h. O ato é um protesto contra a intransigência patronal, segundo Reginaldo Alves de Souza, Mandú, presidente do Sindicato dos Aeroviários no Estado de S. Paulo. A categoria, cuja data-base é 1º de dezembro, reivindica aumento real, o que o setor patronal nega alegando cenário de crise.
Aeronautas e aeroviários têm reivindicado melhorias salariais e benefícios durante o final do ano de 2013, numa campanha unificada e de escala nacional. A principal justificativa é a manutenção da produtividade apesar do menor número de trabalhadores, reduzido pelas demissões.

aeroporto de Congonhas 

O Aeroporto de São Paulo/Congonhas  fica localizado há 8 quilômetros do centro da capital São Paulo, foi inaugurado em 1936 e é um dos mais movimentados do Brasil. Com aproximadamente 1,5 km², é considerado o aeroporto executivo do país, por está bem localizado
Fatos que tornam Congonhas especial são a sua localização na região central de uma grande metrópole e a sua arquitetura inspirada no art déco, que o faz ser tombado como patrimônio histórico e arquitetônico da cidade de São Paulo pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).
1º Congonhas /Foto:accorsijc.blogspot.com
O nome do aeroporto é uma homenagem ao Visconde de Congonhas do Campo, Lucas Antônio Monteiro de Barros (1823-1851), primeiro governante da Província de São Paulo após a Independência do Brasil (1822). Congonhas é o nome de um tipo de erva-mate muito comum em Minas Gerais, na região onde se situa Congonhas do Campo, cidade natal de Monteiro de Barros.
A área onde Congonhas está localizado foi escolhida por suas condições naturais: visibilidade, drenagem e terreno desocupado e plano, que permitiria a construção de quatro pistas. A escolha do local também objetivava evitar as enchentes do Rio Tietê, que inundavam o Campo de Marte. Além disso, naquela época, o espaço distanciava-se bastante do centro urbano.
Em 2012, Congonhas recebeu em média 580 movimentações por dia, entre pousos e decolagens, e mais de 16 milhões de passageiros, interligando São Paulo a 29 localidades e empregando aproximadamente 16 mil profissionais.

Fonte: www.aeroportocongonhas.net/noticias
Foto Capa: Marcos Bezerra / Futura Press
São Paulo: aeroviários protestam em Congonhas e atrasam check-in São Paulo: aeroviários protestam em Congonhas e atrasam check-in Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 12/04/2013 11:51:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais