Anatel lança portal com informações para consumidor de serviços telecom

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou nesta sexta-feira o Portal do Consumidor.  A superintendente de relações com os consumidores da Anatel, Elisa Vieira, ao apresentar a nova ferramenta, disse que o portal traz dados e rankings para que o consumidor possa comparar o desempenho das operadoras de telecomunicações. Inclusive relaciona as reclamações registradas no call center da Anatel e também a qualidade das empresas por serviço - telefonia fixa, telefonia móvel e TV por assinatura.

Mas a Anatel precisava avançar na linguagem para o consumidor. O TUP (terminal de uso público) é chamado de orelhão e o SCM (Serviço de Comunicação Multimídia) de banda larga - disse ela. O portal, afirmou a superintendente, está sendo desenvolvido para permitir que o usuário também faça reclamações. Outro item que também será incluído no site é a pesquisa de qualidade percebida pelo usuário. Até agosto, o portal da Anatel também vai passar por reformulação para que ele se torne “mais amigável”, explicou.

O presidente da Anatel, José Rezende, acredita que ao lançar o portal do consumidor, a agencia dá instrumentos aos usuários para a sua relação com as prestadores, “acho que a internet é uma ferramenta fundamental”. Temos a obrigação de melhorar as informações para os usuários, para que ele ganhe capacidade e condições também fazer a sua própria análise dos serviços prestados - afirmou o presidente.

Ele disse que a agencia está na “reta final” do regulamento de Atendimento e Cobrança, que terá que oferecer novos meios de comunicação e melhor qualidade de atendimento aos usuários. O novo regulamento será válido para os quatro serviços mais importantes de telecomunicações - telefonia móvel, fixa, banda larga e TV por assinatura. Ele já está sendo relatado pelo conselheiro Rodrigo Zerbone.

João Rezende destacou ainda a importância do portal do consumidor no momento de grande crescimento do 3G, que “possibilita com mais facilidade o acesso a internet”. Ele disse que 94 milhões de chips foram vendidos no ano passado, um acréscimo de 77% dos chips de 3G. Ele explicou que tem havido uma migração do serviço de 2G, usado para transmissão de voz, para o 3G. Rezende acredita que em fevereiro serão cerca de 100 milhões de terminais 3G em funcionamento no país.

Outro serviço que vem crescendo, afirmou o presidente da Anatel, é o de 4G. Foram vendidos de abril do ano passado, quando começou a funcionar o serviço, até dezembro, 1,4 milhões de terminais 4G. Para o presidente do Comitê de Defesa dos Usuários (CDUST), Rodrigo Zerbone, o portal do consumidor é “um processo de aumento de transparência e de informação”. Ele explicou que isto faz parte de uma estratégia da Anatel, de levar informações mais adequadas para o usuário, passadas de uma forma mais simples e acessível para todos, “sem aquelas famosas siglas que nosso setor tem muito”.

A gente consegue chegar de forma mais fácil e simples para o usuário que quer saber quais são os seus direitos básicos em relação a cancelamento, a atendimento, a oferta dos serviços e quais são as empresas que tem qualidade melhor naquela localidade em que ele está, e que tem nível de atendimento maior - disse Zerbone.


FonteO Globo FotoEditoria de Arte | Blog WRB
Anatel lança portal com informações para consumidor de serviços telecom Anatel lança portal com informações para consumidor de serviços telecom Reviewed by Natan C. Bezerra on 1/31/2014 06:59:00 PM Rating: 5

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