Gestores do Programa de Artesanato do RN visitam XIX Salão da Paraíba

Coordenadores do Programa de Artesanato do Rio Grande do Norte visitaram o Salão de Artesanato da Paraíba, para conhecer e levar o know-how do evento paraibano para inovar a 19ª Feira Internacional de Artesanato do Rio Grande do Norte (Fiarte), que acontece a partir do dia 24 deste mês, na capital Natal, que terá como tema "Escultura"

COORDENADORES DO FIARTE, RN

Segundo a coordenadora do Programa Estadual do Artesanato do Rio Grande do Norte (Proart), Elaine Morgado, a infraestrutura da exposição paraibana e a criatividade das peças dos artesãos serão usadas como referências para a feira potiguar. Além de Elaine, a comitiva potiguar contou com a presença do técnico curador da Proart, Marcílio de Souza; a técnica da Proart, Laura Maia; e o publicitário responsável pela 19ª Fiarte, Tiago Costa.

Nós viemos à Paraíba especialmente para conhecer o Salão e trocar experiências. Nossa ideia é buscar alternativas para dar uma ‘chacoalhada’ na nossa Fiarte e buscar inspiração nos artesãos paraibanos, tanto no seu nível de capacitação, quanto na qualidade das peças. Eu adorei, me surpreendi com o bom gosto”, disse a gestora potiguar, que trouxe comitiva a João Pessoa no sábado (3).

DESTAQUE DO SALÃO

04.01.14 salao de artesanato_fotos_Alberi Pontes (83)Elaine Morgado destacou que a tipologia mais observada foi a das esculturas, já que esse será o tema da 19ª Fiarte. “O que mais nos chamou a atenção foram as esculturas, sejam de madeira, de barro ou de aço. Aqui encontramos novas ideias para nosso tema, mas também para o evento como um todo. A viagem foi extremamente proveitosa e teremos muito a levar de bagagem de conhecimento para o Rio Grande do Norte”, disse.
A gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Ladjane Barbosa, recepcionou os representantes do Proart no Salão e comentou que o segredo para a qualidade do artesanato paraibano está firmado em três pilares: capacitação, divulgação e planejamento. “Há muito tempo outros estados vêm à Paraíba para ver como é feito o nosso Programa de Artesanato. Quando estamos participando de outras feiras e eventos pelo País, os artesãos paraibanos se destacam e isso chama atenção dos outros programas. Daí surge o interesse. Então sempre falamos que para o PAP dar certo é necessário fazer capacitações regularmente e, paralelamente, promover o artesanato através de divulgação. Temos que levar em conta também que todos os Salões e eventos que organizamos são feitos com muito carinho e planejamento, da infraestrutura até os detalhes de decoração. Todos os estandes são elaborados de forma que valorizem ainda mais o produto artesanal. Esse é o segredo, o que bom que vem dando certo”, explicou Ladjane.



Considerado um dos maiores eventos de artesanato do país, o 19º Salão de Artesanato da Paraíba apresenta o tema “Nossa Arte tem Fibra” e destaca trabalhos produzidos em 130 municípios. Com habilidade e inovação, os artesãos apresentam, além das peças em fibra, diversos objetos em madeira, algodão colorido, cerâmica, couro, tecelagem, brinquedo, pedra, metal, osso, cordel, xilogravura e habilidades manuais.

04.01.14 salao de artesanato_fotos_Alberi Pontes (69)O 19º Salão de Artesanato da Paraíba é uma promoção do Governo do Estado, por meio do Programa de Artesanato da Paraíba, que é vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, sob a coordenação geral da primeira-dama do Estado, Pâmela Bório.

Funcionamento – O Salão funciona diariamente das 15h às 22h até o dia 26 deste mês, localizado no Jangada Clube, há poucos quarteirões da praia de Cabo Branco, em João Pessoa. A visitação é gratuita.

19ª Fiarte do RN

A produção de 15 artesãos atendidos pelo Sebrae no Rio Grande do Norte será apresentada em loja conceito, durante a 19ª edição da Internacional de Artesanato do RN (Fiart). Pelo segundo ano, o Espaço Brasil Original reunirá peças de Microempreendedores Individuais (MEI) e de associações dos municípios como Vera Cruz, Areia Branca, Mossoró, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Jardim do Seridó, Ceará-Mirim, Natal e Timbaúba dos Batistas. Com o slogan “A originalidade dá forma a novas oportunidades”, essa edição do evento será realizada entre os dias 24 de janeiro a 02 de fevereiro, no Centro de Convenções de Natal.

Foto: ojornaldacidadania.blogspot.com
Todos os expositores do Brasil Original encaram o artesanato como negócio. “Preparamos para a Fiart uma loja conceito, onde os visitantes poderão conferir o artesanato tanto como item de decoração quanto conhecer o seu uso como utilitário”, ressalta a gestora do projeto Sebrae 2014 de Produção Associada ao Turismo no Rio Grande do Norte, Jupira Nunes. O selo Brasil Original faz parte das estratégias do Sebrae para preparar os grupos de artesanato para criar e comercializar um produto diferenciado e com forte valor cultural agregado em todas as 12 cidades-sede da Copa FIFA de 2014.

Nesta edição, serão 385 estandes que devem ocupar um espaço total de 7.500 metros quadrados. Além dos estandes, a programação do evento é composta de seminários, festival de danças folclóricas, shows artísticos entre outras atrações. A participação estrangeira também é bastante expressiva no evento. Em 2013, 14 países participaram da feira.


FonteSecom PB FotoAlberi Pontes/Secom-PB
Gestores do Programa de Artesanato do RN visitam XIX Salão da Paraíba Gestores do Programa de Artesanato do RN visitam XIX Salão da Paraíba Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 1/06/2014 08:27:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais