Paraíba vai realizar a 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil

A Paraíba iniciou os preparativos para a 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil. De acordo com o Ministério da Integração Nacional, o estado está entre os primeiros, além de Santa Catarina e São Paulo, a iniciar a organização do evento. Conferência Municipal – O primeiro encontro intermunicipal do Estado vai ocorrer na cidade de Bayeux, no dia 24 de janeiro, a partir das 8h, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – na Avenida Liberdade – SESI.

Três fases dividem a Conferência: as municipais, estaduais e a nacional. A Conferência Estadual acontece no dia 10 de abril, em João Pessoa, e segue o tema proposto nacionalmente: “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional”. Os debates vão reunir representantes dos 223 municípios. O encontro vai funcionar como etapa preparatória da Conferência Nacional, que acontece entre os dias 27 e 30 de maio, em Brasília.

As etapas municipais serão feitas de maneira intermunicipal, ou seja, uma cidade sede vai reunir os municípios circunvizinhos. Participam das atividades, os agentes da Defesa Civil, representantes do poder público, da sociedade civil, de conselhos e entidades profissionais, conselhos de políticas públicas e da comunidade científica com uma estimativa de público que ultrapassa mil pessoas.

Para o secretário executivo de Estado da Infraestrutura e vice-presidente da Comissão Organizadora Estadual, Carlos Alberto Bezerra, a Defesa Civil da Paraíba compreende a importância e a participação do estado no evento. “A antecipação da Paraíba nos preparativos para 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil ocorre pela importância do evento. O tema proposto vai trabalhar a prevenção na sociedade como um todo”, destaca.

Municípios PB Convocados

Os municípios que foram convocados são: Caaporã, Cabedelo , Caldas Brandão, Conde, Cruz do Espírito Santo, Gurinhém, Ingá, Itabaiana, Itatuba, Juripiranga, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mari, Mataraca, Pedras de Fogo, Pilar, Pitimbu, Riachão do Bacamarte, Riachão do Poço, Rio Tinto, Salgado de São Félix, Santa Rita, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu, Sapé, Serra Redonda e Sobrado.

Conferencias Nacional

A 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, será realizado entre os dias  27 e 30 de maio, em Brasília.Tema central: Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil: Um novo paradigma para o Estado Brasileiro. Eixos: Gestão do risco de desastres; Integração de Políticas Públicas; Gestão do Conhecimento.

Objetivos da Nacional 

Conheça os principais objetivos da  2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil: Definir diretrizes para reorganização e fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil - SINPDEC;
propor princípios e diretrizes para a implementação e fortalecimento da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, conforme a  Lei nº 12.608, de 2012,
Estabelecer a participação e o controle social na formulação e implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, inclusive do Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil; avaliar e apresentar a implementação das diretrizes aprovadas na 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária.

FonteSecom PBFotoJefferson Emamanuel / 5º BBM-PB
Paraíba vai realizar a 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil Paraíba vai realizar a 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 1/14/2014 04:26:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais