Secap da Paraíba realizou os Concurso Miss Reeducanda em Cajazeiras e Patos

A última etapa eliminatória do 1º Miss Reeducanda Paraíba aconteceu no Presídio Regional Feminino da cidade de Cajazeiras, com a presença do secretário de Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, e da primeira dama do Estado, a jornalista Pâmela Bório. O Concurso, que se constitui como o primeiro do Brasil que adotou três categorias, como forma de incluir um leque mais amplo de participantes, é realizado pelo eixo de cultura da Gerência de Ressocialização da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).a grande final da próxima sexta-feira (28), em João Pessoa.

Para a primeira dama do Estado, Pâmela Bório, o concurso tem o objetivo de ressocializar as reeducandas. “É um concurso inclusivo, por isso foram criadas várias categorias. Esse é objetivo principal, o de valorizar e dignificar essas mulheres. É um projeto pioneiro, que está tendo uma ótima repercussão, inclusive nacionalmente”, ressaltou a primeira dama.

Autoridades e Finalista de Cajazeiras

Autoridades e Miss Reeducando de Cajazeiras pb
Na etapa da cidade de Cajazeiras, foram selecionadas para a grande final da próxima sexta-feira (28), que acontece no centro de Ensino da Polícia Militar, em João Pessoa, Ítala Nande Martins da Silva, na categoria Miss Presídio; Simone Firmino da Silva, na categoria Pluz Size; e Geralda Silva Lopes, na categoria Queen.  , em parceria com diversas entidades públicas e privadas. As categorias presentes no desfile foram Miss Presídio, Pluz Size e Queen.

O Secretário de Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, reafirmou a interiorização das ações de ressocialização da Seap e da importância de uma iniciativa desta natureza. “É uma forma de mostrar às reeducandas que elas são importantes para o Estado e que o poder público estadual vai fazer o que for possível para que as mesmas possam pagar as suas penas e voltar ao convívio social com dignidade”.

Comissão julgadora – Fizeram parte da mesa julgadora, a primeira dama do Estado, Pâmela Bório; o secretário Wallber Virgolino; a secretária executiva estadual da Mulher e da Diversidade, Nézia Gomes; a diretora do Presídio Regional Feminino, Paloma Correia; o diretor da Penitenciária Regional de Cajazeiras, Jailson Matos; a vereadora Lea Silva; a juíza de Execuções Penais da Comarca de Cajazeiras, Adriana Lins; a gerente de Ressocialização da Seap, Ziza Maia; tenente Dimitri, do Corpo de Bombeiros; e tenente Ivo, da Polícia Militar.

A gerente de Ressocialização, Ziza Maia, ressaltou o caráter do evento: “Este concurso busca recuperar a autoestima das reeducandas, que se sentem cidadãs com a participação em um evento desta magnitude, onde os olhos da sociedade estão voltados para dentro das unidades prisionais, como forma de desmistificar alguns preconceitos. Por isso, quero agradecer a toda a equipe da ressocialização e neste momento, em especial, ao eixo de cultura, coordenado por Armistron Gomes, que conduziu a organização destas etapas com muita dedicação”.

Parceiros – A eliminatória de Cajazeiras contou com o apoio de Uzze Bijuterias, Elma Presentes, Bela Noiva, Elcyo Lucena, Flávia Rafaela, Agência Big Fácil, Faculdade São Francisco, Cleide da Arapuã FM, Neguinho Mondran, Ana Marta Buffet e Rival Presentes.

Classificação em Patos PB

Alegria, beleza e descontração marcaram a etapa eliminatória de Patos do 1º Concurso Miss Reeducanda Paraíba, que contou com a participação de 14 candidatas. O evento foi realizado pela Gerência de Ressocialização da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), em parceria com diversas entidades públicas e privadas, na Penitenciária Regional Feminina da cidade, com organização do eixo de cultura do programa Cidadania é Liberdade.

As selecionadas para a final do concurso, que acontece no próximo dia 28, foram Damiana Valda, na categoria Miss Presídio Patos; Joseane Pereira, Miss Plus Size; e Raimunda Ednalva, Miss Presídio Patos Queen. Que será realizado pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).a grande final da próxima sexta-feira (28), que acontece no centro de Ensino da Polícia Militar, em João Pessoa.

O secretário de Estado da Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, destacou a importância do concurso para a ressocialização. “Nosso trabalho deve ter um olhar voltado para a ressocialização em todas as regiões deste estado. Agradeço a todos os participantes, em especial à primeira-dama do estado, jornalista Pâmela Bório, que foi uma das idealizadoras deste concurso e acompanhou todos os passos desse processo”, enfatizou.

A delegada de Polícia Civil, Tâmara Lenina, também destacou a importância do evento. “A função primordial dos presídios, além da punição é a reeducação. O preparo para a reinserção social e eventos desta natureza aumentam a autoestima das reclusas e, consequentemente, favorecem à ressocialização”, observou.

A reeducanda Damiana Valda, finalista na categoria Miss Presídio, agradeceu a oportunidade e não escondeu a emoção. “É uma honra ter feito parte deste concurso e poder representar a cidade de Patos na grande final, em João Pessoa”, comemorou.

Parceria – Além das diversas instituições públicas estaduais envolvidas no evento, o desfile de Patos contou com a parceria de vários estabelecimentos comerciais e entidades públicas da cidade, a exemplo de Zé Carlos Decorações, O Boticário, Salão das Estrelas, Prefeitura Municipal de Patos, Câmara Municipal de Patos, Floricultura Dona Mariela, Edson 7 Som e Iluminação, Noivas e Cia., Pastoral Carcerária e Igreja Nazareno.

FonteSecom PBFotoSecap e Secom PB
Secap da Paraíba realizou os Concurso Miss Reeducanda em Cajazeiras e Patos Secap da Paraíba realizou os Concurso Miss Reeducanda em Cajazeiras e Patos Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 3/24/2014 12:28:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais