Viaturas mais modernas do Brasil chegam ao Bombeiro da Paraíba

O Corpo de Bombeiros da Paraíba adquiriu duas viaturas do tipo auto plataforma aérea, consideradas as mais modernas em tecnologia para combate a incêndio e salvamento existentes no Brasil. Os veículos possuem torre d’água e podem alcançar um alvo de até 155 metros de altura. Eles também têm cesta de resgate e escada acoplada. O investimento do Governo do Estado foi de R$ 6,5 milhões. Os equipamentos, de origem italiana, serão utilizados em João Pessoa e Campina Grande.

Para o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro de Barros, a chegada dos dois equipamentos vai facilitar os trabalhos realizados pela corporação. “São de última tecnologia. As viaturas são o que há de mais moderno atualmente no Brasil com relação a combate a incêndio e salvamento”, afirmou. “Vai facilitar as nossas atividades em edifícios mais altos. Mas é importante ressaltar que nosso trabalho de combate a incêndio é feito primeiramente com a prevenção, ainda durante a construção do prédio, orientando na parte de equipamentos e estrutura”, acrescentou.

Ainda de acordo com o coronel Jair, as viaturas tanto podem ser utilizadas no sentido vertical positivo (para o alto) quanto negativo (para baixo). “Isso é possível graças a um braço articulado e a uma escada acoplada”, observou o comandante. Nos próximos dias, o governador Ricardo Coutinho vai entregar oficialmente os veículos às duas cidades.

As viaturas adquiridas pelo Governo do Estado possuem ainda bomba de combate a incêndio, além de um tanque de água com capacidade de 3 mil litros e outro com líquido gerador de espuma dos tipos A e B.

Auto plataforma

Segundo o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, coronel Jair Carneiro de Barros, a nova aquisição visa se adequar a evolução imobiliária no Estado. “As duas viaturas serão do  e serão distribuídas em João Pessoa e Campina Grande”, Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, com a aquisição dessas auto plataformas aéreas, torna o primeiro estado do Nordeste do Brasil a possuir essa viatura, destinadas tanto às ações de salvamento quanto de combate a incêndio em prédios de até 50 andares,  com escadas de 150 metros, e  tanque de água com capacidade para 3.000 litros e também um tanque para líquido gerador de espuma para incêndios em líquidos inflamáveis.  “A tecnologia é de última geração, existem viaturas similares nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Tocantins e Distrito Federal”, acrescentou.


FonteSecom PBFotoWalter Rafael
Viaturas mais modernas do Brasil chegam ao Bombeiro da Paraíba Viaturas mais modernas do Brasil chegam ao Bombeiro da Paraíba Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 3/28/2014 06:17:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais