A TV Alemã ARD vem à Paraíba produzir documentário para Copa do Mundo

Uma equipe de TV alemã chega à Paraíba nesta sexta-feira (11) para a produção de um documentário sobre as belezas naturais, a gastronomia e a cultura do Estado. Os jornalistas são da emissora ARD e vão preparar uma série de programas com o título ‘Wetlreisen – viagens pelo mundo’, que vão mostrar a região onde a seleção da Alemanha vai disputar os jogos da Copa do Mundo. Na primeira fase da Copa, os germânicos disputarão jogos em Salvador, Fortaleza e Recife. Os programas serão exibidos no noticiário da ARD durante o mês de maio.

ARD na Paraíba


"Asa Delta" Foto: Roberto Guedes
A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) foi procurada pelo escritório da ARD no Rio de Janeiro e ofereceu toda logística para a vinda da equipe de reportagem. As visitas têm início, nesta sexta-feira, pela cidade de Sousa, no Sertão paraibano. A intenção é fazer registros sobre o cultivo de coco na região conhecida pelas chuvas escassas e altas temperaturas. Ainda na sexta-feira, a equipe deve visitar a cidade de Teixeira para conhecer a Caatinga. De acordo com a jornalista Maria Adélia Mendonça, os programas sobre o Nordeste têm como proposta apresentar a Região ao telespectador alemão.

Queremos retratar a natureza da Região com suas belezas, a pluralidade cultural, gastronomia diferenciada e original; a economia e as tradições culturais. Escolhemos o Nordeste pelo fato que a seleção alemã estará jogando em três capitais da região. Queremos apresentá-lo ao espectador alemão, não apenas como uma foto de bonitas paisagens, mas com histórias desses importantes brasileiros que fazem dessa região ser tão especial para o resto do país e do mundo”, afirmou Adélia.


"Itacoatiaras" foto Roberto Guedes
No sábado (12), os jornalistas alemães vão para a cidade do Ingá, onde irão produzir reportagens sobre as ‘Pedras de Itacoatiaras’. A Secretaria de Turismo de Ingá vai disponibilizar todo apoio à equipe de reportagem. O roteiro dos alemães na Paraíba vai ser encerrado, em João Pessoa, na segunda-feira (14). Está prevista uma entrevista com um pescador artesanal.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, disse que a vinda da equipe de tevê alemã à Paraíba é fruto da realização da Copa do Mundo. “Eles querem mostrar ao público alemão como são as cidades onde a seleção deles vai jogar. Mas como João Pessoa e outras cidades paraibanas estão muito próximas das capitais, eles entenderam que seria ótimo mostrar o que temos de belezas naturais, de cultura e gastronomia. Isso é ótimo”, afirmou.

Serviço ARD

É uma rede pública, com papel de TV educativa. A emissora mantém escritórios em 32 países, sendo líder de audiência nos noticiários. O website da emissora
ARD - Arbeitsgemeinschaft der öffentlich-rechtlichen Rundfunkanstalten der Bundesrepublik Deutschland – "Associação das Empresas Públicas de Radiodifusão da República Federal da Alemanha" é uma estação de televisão pública da Alemanha.

É o agrupamento das emissoras regionais de rádio e televisão: WDR (Westdeutsche Rundfunk | Colônia), RBB (Rundfunk Berlin-Brandenburg | Berlim), NDR (Norddeutsche Rundfunk | Hamburgo), Radio Bremen (Bremen), MDR (Mitteldeutsche Rundfunk | Leipzig), BR (Bayerischer Rundfunk | Munique), SWR (Südwestrundfunk | Stuttgart), SR (Saarländischer Rundfunk | Saarbrücken), HR (Hessischer Rundfunk | Frankfurt am Main).
é www.ard.de.

Historia da ARD

Depois da Segunda Guerra Mundial, para evitar uma instrumentalização do rádio como havia acontecido no período nazista, os Aliados que ocuparam o país impuseram um sistema de radiodifusão de direito público, não subordinado aos governos.
Neste contexto, foi criada em 1950 a ARD (Arbeitsgemeinschaft der öffentlich-rechtlichen Rundfunkanstalten der Bundesrepublik Deutschland – Grupo das Emissoras de Direito Público da República Federal da Alemanha). A ARD é uma rede formada por nove emissoras regionais de rádio e televisão mais a Deutsche Welle, que é voltada para o exterior.


FonteSecom PB Fotowww.alemanhaeinfachwordpress.com
A TV Alemã ARD vem à Paraíba produzir documentário para Copa do Mundo A TV Alemã ARD vem à Paraíba produzir documentário para Copa do Mundo Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 4/11/2014 12:02:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais