Hospital de Emergência e Trauma de JP recebe certificação inédita no país

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, recebeu, nesta terça-feira (8), o selo de qualidade da Organização Nacional de Acreditação – ONA. O certificado de acreditação foi entregue ao governador Ricardo Coutinho, que na ocasião assinou a ordem de serviço autorizando as obras que vão ampliar em quase 100% os leitos de repouso pós-operatório e modernizar duas salas do centro cirúrgico. Serão investidos mais de meio milhão de reais.

O Trauma de João Pessoa é a primeira instituição pública na Paraíba a receber o selo de acreditação e o único hospital público de urgência, emergência e trauma do país a obter esse selo de qualidade. Em seu pronunciamento, o Governador Ricardo Coutinho afirmou que a acreditação significa o reconhecimento de um trabalho que tirou o Trauma de João Pessoa de uma situação de ingovernabilidade em 2011 para um hospital reconhecido e certificado pela qualidade nos serviços. “Nosso desafio é melhorar cada vez mais com novos investimentos, como estamos fazendo com a ampliação dos blocos cirúrgicos”, ressaltou.

O governador disse ainda que esse é um momento de consolidação do conceito de que a saúde pública deve ser cada vez mais qualificada, mesmo diante das dificuldades vivenciadas pelo Estado como o não repasse dos recursos do SUS pelos municípios. “É preciso reconhecer a importância da pactuação realizada com a Cruz Vermelha e a dedicação e determinação dos trabalhadores para que o Trauma fosse a primeira instituição pública na Paraíba a receber o selo de acreditação e o único hospital público de urgência, emergência e trauma do país a obter esse selo de qualidade. Enquanto em 2011 se faziam 320 cirurgias/mês, hoje fazemos de 1000 a 1050. Isso demonstra que o Trauma é um hospital cada vez mais público”, enfatizou Ricardo.

O vice-governador Rômulo Gouveia, por sua vez, parabenizou todos os profissionais do Trauma de João Pessoa pela conquista, que, segundo afirmou, resgata a confiança numa saúde pública de qualidade. “A gente vê no rosto e no sorriso dos funcionários a satisfação de terem seus trabalhos reconhecidos pela Organização Nacional de Acreditação. O desafio de todos é melhorar ainda mais os serviços oferecidos à população”, destacou Rômulo.

Para o secretário de Saúde do Estado, Waldson Souza, o desafio agora será buscar uma acreditação plena para colocar o hospital dentro do mais alto nível de qualidade. Ele informou que para isso estão sendo feitos investimentos na ampliação dos blocos cirúrgicos e em equipamentos de alta qualidade que vão diminuir o tempo de atendimento dos pacientes. “Essa é uma premiação que aumenta ainda mais a responsabilidade de todos na busca pela excelência nos serviços”, completou.

Na mesma solenidade, cerca de 60 funcionários também receberam das mãos do governador Ricardo Coutinho o certificado pela contribuição no processo de acreditação e de atingimento das metas estabelecidas pelo criterioso processo. “Essa é uma vitória do povo da Paraíba. Desde que chegamos aqui, temos trabalhado muito para atender todas as exigências de qualidade de atendimento feitas pelo governador Ricardo Coutinho. A determinação era fazer do Trauma uma referência. Conseguimos e estamos melhorando cada vez mais. O governador é incansável e tem demandado cada vez mais melhorias e serviços de qualidade. Nós nos orgulhamos de estar atendendo a tais direcionamentos”, comentou o superintendente da unidade, Ricardo Elias.

O processo de Credibilidade

De acordo com a gerente do Núcleo da Qualidade do Hospital, Gabriela Gonçalves, o processo foi iniciado a partir da gestão pactuada entre o Governo do Estado e a Cruz Vermelha Brasileira, quando foi realizado um diagnóstico organizacional relatando quais resoluções deveriam ser adotadas pela Instituição para conquistar o selo. “O processo de Acreditação foi iniciado no final de 2011, com o recebimento da declaração de diagnóstico organizacional concedida pela ONA e por meio desse relatório pudemos perceber todas as metas que o hospital precisaria cumprir para receber o selo”, observou.

A gerente lembrou ainda que o selo não é meramente um certificado que será colocado na parede, mas significa uma luta constante para conseguir a excelência no atendimento. “É sempre bom lembrar que o certificado de acreditação proporcionou grandes mudanças no Hospital de Trauma, já que agora temos fluxos claros que nos permite agir com mais agilidade e qualidade”, disse.

Segundo o diretor técnico do hospital, Edvan Benevides, por meio da Acreditação Hospitalar, a instituição de saúde tem a possibilidade de realizar um diagnóstico objetivo acerca do desempenho de seus processos, incluindo as atividades de cuidado direto ao paciente e aquelas de natureza administrativa. “Por isso, foi de extrema importância a participação de todos no processo, já que juntos podemos promover a melhoria da qualidade da saúde e sua assistência no hospital”, observou.


FonteSecom PB FotoJosé Marques
Hospital de Emergência e Trauma de JP recebe certificação inédita no país Hospital de Emergência e Trauma de JP recebe certificação inédita no país Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 4/08/2014 07:04:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais