Ministros da Integração vistoriam obras do Projeto São Francisco

O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, realizaram, nesta quinta-feira (10), vistoria técnica no Projeto de Integração do Rio São Francisco. Além de visitar os canteiros de obras, eles também fizeram reuniões de trabalho com os engenheiros responsáveis pelo empreendimento. Os ministros estiveram presentes nos principais trechos do Eixo Norte - formado pelas Metas 1N, 2N e 3N. Nesta sexta-feira (11), o monitoramento ocorrerá no Eixo Leste.
A primeira etapa da visita técnica foi no canteiro do lote 7, em São José de Piranhas (PB). Os ministros vistoriaram as obras das barragens de Boa Vista e de Caiçara, e realizaram sobrevoo sobre os túneis Cuncas I e Cuncas II, além dos canteiros das barragens de Porcos, de Canabrava, do Cipó e de Jati. Essas infraestruturas fazem parte do trecho final do Eixo Norte, localizado entre os Estados do Ceará e Paraíba.
De acordo com o ministro, a vistoria permitiu o alinhamento das ações do empreendimento com as construtoras. "Esta visita também nos permitiu discutir que nós tenhamos nossos prazos atendidos, rever os cronogramas para conseguirmos atender às metas e prazos estabelecidos. O importante é que as obras estão andando conforme o esperado", declarou Teixeira. "Já tivemos reunião com as empresas da Meta 3 Norte, a agora à tarde com a Meta 1 Norte e 2 Norte no sentido de fazermos uma verificação. A ministra poderá conferir o atendimento dos cronogramas e os prazos", afirmou.
No período da tarde, a comitiva visitou a Estação de Bombeamento III e a barragem de Negreiros, em Salgueiro (PE). A barragem de Caiçara vai derivar água do Rio São Francisco para Engenheiro Ávidos, na Paraíba, e para a Bacia do Piranhas-Açu. A barragem também deriva água para a bacia do Rio do Apodi (RN).
Foto: www.ambientalistasemrede.org
Segundo a ministra Miriam Belchior, todo o esforço do governo federal para a conclusão da obra resultará na melhoria da qualidade de vida de milhões de nordestinos. "A impressão é excelente. Nós já temos trechos bastante concluídos. Aqui na Estação de Bombeamento I está quase tudo pronto, sendo montado. É bastante animador. A obra é gigantesca. É impressionante ver que alguns cânions se formaram com os canais", disse.
O Projeto de Integração do Rio São Francisco está em pleno andamento e 9,5 mil pessoas compõem a força de trabalho. Quando concluído, o empreendimento vai garantir a segurança hídrica de mais de 12 milhões de pessoas em 390 cidades de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Além de gerar emprego e de promover inclusão social, a Integração do São Francisco investe ainda em programas socioambientais.

Opinião

"O povo nordestino na sua maioria, espera que não fiquem só nas visitas de inspeção técnica das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco e sim andamento das obras, afinal até o momento estamos na expectativa da realização desse grande sonho, que ficará nas paginas da história desse povo que vem sofrendo há décadas, com falta de água potável para berber ." Acrescento " Nós só queremos 2% dos milhares de metros cúbicos por segundos que o Rio São Francisco desemboca no mar.


FonteAgencia BrasilFotowww.ebc.com.br
Ministros da Integração vistoriam obras do Projeto São Francisco Ministros da Integração vistoriam obras do Projeto São Francisco Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 4/11/2014 02:31:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais