Banhistas podem aproveitar 53 praias paraibanas neste final de semana

Neste final de semana 53 praias do  litoral paraibano estão apropriadas para o banho, de acordo com a classificação da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). A qualidade da água varia entre excelente, muito boa e satisfatória.

Segundo o relatório semanal de balneabilidade das praias, apenas trechos das praias do Jacaré, em Cabedelo (na margem direita do estuário do Rio Paraíba); de Manaíra, em João Pessoa (trecho de 100 metros à direita e à esquerda da galeria de águas pluviais); e de Maceió, em Pitimbu (100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Riacho do Engenho Velho) devem ser evitados pelos banhistas.

A equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais da Sudema divulga, uma vez por semana, a situação de balneabilidade das 56 praias, por meio de coleta de material para análise nos municípios costeiros do Estado. Em João Pessoa, Lucena e Pitimbu, que são praias localizadas em centros urbanos com grande fluxo de banhistas, o monitoramento é semanal. Nos demais municípios do litoral paraibano a análise é realizada mensalmente.

O litoral paraibano

O Litoral paraibano com 56 praias distribuídas nos 138 km, que compreende Litoral Norte com  39 praias nos municípios de Mataraca, Baia da Traição, Rio Tinto, Lucena, Cabedelo e João Pessoa. Nesta area contem também duas    Já  o Litoral Sul que compreende seis praias no Conde e dez da cidade de Pitimbú

Localizada nas águas da praia de Camboinha em Cabedelo fica acessível quando a maré está baixa, barcos, lanchas e jet-skis seguem em direção à Ilha de Areia Vermelha. Já a outra fica a menos de dois quilômetros da costa, em frente à praia de Tambaú, as piscinas naturais de Picãozinho também aparece na mesma condição da mará baixa, sendo que existem formações de corais. Ambos ssão passeios náuticos mais apreciados da região, atrai adultos e crianças que se revezam nos deliciosos mergulhos em meio aos peixes.

Tábua de Marés

A Capitania dos Portos da Paraíba informa que para este final de semana a tábua de marés neste sábado(24), irá atingir as seguintes marés: Às 5:55 horas, com 0.5m baixa-mar; a partir das 12:25h, a maré estará alta com 2.2m; e às 18:30h  estará baixa com 0.5 metros.  Já no domingo(25), aos 45 minutos do dia a maré ficará alta com 2.1 metros; às 6: 45h, terá maré baixa com 0.4m; às 13:15 ficará alta com 2.3m. E só volta a ficar maré baixa às 19h:20, com a tábua de maré de 0.5 metros.  


FonteSecom PBFotoFrancisco França
Banhistas podem aproveitar 53 praias paraibanas neste final de semana Banhistas podem aproveitar 53 praias paraibanas neste final de semana Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 5/23/2014 06:23:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais