Gestantes participam de oficina durante Semana Nacional do Museu

O Governo do Estado, através da Casa do Artista Popular Janete Costa, realizou uma oficina sobre sandálias bordadas com pedras e sementes brasileiras, beneficiando gestantes do Condomínio Residencial Colinas do Sul. Esse tipo de trabalho artesanal pode gerar um lucro de mais de 100% em cima da matéria-prima para essas mulheres, que foram encaminhadas pela Fundação de Ação Cultural (FAC). A atividade, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (14), em João Pessoa, está dentro da programação da 12ª Semana Nacional do Museu.

A diretora da Casa do Artista Popular, Pedrita Tavares, destacou que a programação desta semana aliou o artesanato às necessidades da comunidade. “Montamos uma ação especial para a comunidade e não nos detemos apenas em exposições. As oficinas que fizemos para idosos e crianças, por exemplo, foram bem direcionadas para cada faixa etária e necessidade social desses públicos”, enfatizou.

Pedrita também falou sobre o benefício da oficina de sandálias bordadas em pedrarias oferecida às mulheres grávidas do Colinas do Sul. “No caso da oficina de sandálias bordadas para as gestantes, ela é importante porque a aprendizagem pode resultar em fonte de renda. Além disso, todo material utilizado para a confecção do produto é de baixo custo. Com esse tipo de artesanato, as mulheres que não têm como trabalhar quando os filhos nascem podem ter um lucro de mais de 100%”, argumentou.

A ministrante da oficina, Maria José Belo, é artesã há mais de 12 anos. Ela trabalha com trançado em pedrarias para peças como roupa, brinco e sandálias, exportando sua produção para Itália e Portugal. A artista ressaltou que repassar sua experiência para outras mulheres é um incentivo à geração de renda. “Essas mulheres grávidas poderão com isso ter uma renda. A atividade é um trabalho leve, como se fosse uma terapia, que pode ser desenvolvida no período pós-parto”, afirmou. “Além de vender o produto confeccionado, essas mães podem dar até aula para outras amigas e também ganhar dinheiro com isso”, acrescentou.

Maria José também lembrou que o papel da Casa do Artista Popular no escoamento da produção dos artesãos. “Para nós, que somos artesãos, a Casa do Artista Popular é muito importante porque nossas peças podem ser expostas aqui. Assim, nosso trabalho é divulgado até para o exterior, porque é visto por turistas nacionais e até estrangeiros”, observou.

As palestras e oficinas, que tratam de diferentes temas sobre artesanato, estão acontecendo desde a última segunda-feira (12) na Casa do Artista Popular Janete Costa, em João Pessoa. Elas fazem parte da 12ª Semana Nacional do Museu, com o tema “Museus – coleções criam conexões”, que foi adotado em todo o País. Essas atividades realizadas na Paraíba estão registradas no catálogo nacional do Instituto Brasileiro de Museu (Ibram). A autarquia está vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).

Esperança de renda extra

Joseane de Lima, de 24 anos de idade, está grávida do primeiro filho. Ela, que participou da oficina de sandálias bordadas, vai tentar uma renda extra com a atividade. “Fiquei sabendo da oficina através da FAC. Eu já gosto muito de artesanato como crochê e pintura. Então, achei muito interessantes assistir à aula. Pretendo agora treinar em casa para fazer as sandálias. Quem sabe, no futuro, eu vou ganhar um bom dinheirinho com isso”, comentou.

Outra gestante beneficiada pela oficina foi Rosemare Tomás da Silva, 29, que está esperando o quarto filho. “Até agora estou achando tudo fácil e bonito. Se eu me aprofundar mais já posso fazer disso um ganha pão. Porque quem vai ganhar neném, como a gente, não tem como trabalhar fora de casa. Eu, por exemplo, trabalhava antes de engravidar, mas tive que sair do emprego”, destacou.

A Casa do Artista Popular fica na Praça da Independência, 56, Centro de João Pessoa (PB). Ela fica aberta ao público das 9h às 17h, sem intervalo para o almoço. A direção das escolas que desejarem levar seus alunos para visitas guiadas também devem fazer agendamentos. Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone (83) 32212267.

FonteSecom PB FotoRoberto Guedes
Gestantes participam de oficina durante Semana Nacional do Museu Gestantes participam de oficina durante Semana Nacional do Museu Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 5/14/2014 05:16:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais