PM da Paraíba forma mais 37 novos instrutores para programa Proerd

A Polícia Militar da Paraíba capacitou mais 37 policiais, sendo 36 da Paraíba e um da PM do Rio Grande – para serem instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Após 15 dias de qualificação para trabalhar a temática das drogas diretamente nas escolas, os militares receberam nesta sexta-feira (30) o certificado de conclusão do curso de instrutores. Houve um crescimento de 100% dos atendidos pelo Proerd com relação ao ano anterior.

Formatura PROERD-Foto Wagner Varela (2)Segundo a madrinha do Proerd “A visão da maioria dos gestores é investir em repressão, que é mais fácil. Mas quando a gente trabalha com prevenção, estamos evitando não só que os problemas surjam, como também que eles se propaguem e intensifiquem-se. Eu acredito muito na prevenção, que é o ponto que o Proerd atua. Ele favorece à resistência às drogas dentro das escolas, disseminando informações e conscientizando”, disse a madrinha do programa e primeira dama do Estado, Pâmela Bório.

Durante a solenidade, o diretor do Centro de Educação, coronel Marcos Alexandre Sobreira, também enfatizou a importância do Proerd dentro do eixo de prevenção. “É um trabalho baseado nos princípios da Polícia Solidária, um trabalho de proximidade com o jovem, feito com compromisso e amor dentro das próprias escolas. Afora isso, é um projeto já reconhecido na Paraíba e em todo o Brasil”, pontuou.

Ainda participaram da solenidade de conclusão do curso o coordenador e facilitador da turma (a segunda a ser formada este ano), o soldado da PM do Rio Grande do Norte, Pedro Antoniony; a coordenadora estadual do Proerd no Piauí, a major Maria Elizete de Lima; e a coordenadora Estadual do Proerd na Paraíba, a capitã Polyanna Laura.

O Programa

Em 13 anos de atuação na Paraíba, o Proerd já beneficiou 107.600 crianças e jovens, educando-os para resistir às drogas e à violência. No total, foram mais de 100 municípios já atendidos pelo programa, que acontece em 12 encontros com atividades lúdicas e de orientação.

As escolas que desejarem receber o Proerd podem fazer o requerimento através dos Conselhos Regionais de Ensino Municipal ou Estadual (no caso das escolas públicas) ou diretamente ao programa, por meio de ofício ao Comando Geral, localizado no Centro de João Pessoa. Outras informações também podem ser obtidas por meio do telefone 3262-3580 ou pelo e-mail proerdparaiba@gmail.com.

História do Proerd

O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), tendo como modelo o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), Diante do crescente poder de atração das drogas, que ilude e engana nossas crianças, jovens e adultos, organizações governamentais e não governamentais, relacionados direta ou indiretamente a segurança pública, criaram em 1983 em Los Angeles - EUA O D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education)
Já no Brasil foi em  1992 chegou ao Brasil com o nome de Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). E no Estado da Paraíba iniciou em  1998 e a área do 6º BPM no ano de 2002, alicerçado pelo convênio entre a Polícia Militar do Estado da Paraíba e a Prefeitura Municipal de Cajazeiras-PB.


FonteSecom PBFotoWagner Varela / Ascom PB
PM da Paraíba forma mais 37 novos instrutores para programa Proerd PM da Paraíba forma mais 37 novos instrutores para programa Proerd Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 5/31/2014 11:47:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais