Blog WRB entrevista Maestro Kleverson Gomes, sobre um ano da Banda Canaã

Um sonho que milhares de Igrejas evangélicas do país gostaria de tornar realidade é de compor uma banda, como é o caso da Banda Filarmônica Canaã, pertencente a Assembleia de Deus, Ministério de Madureira, Campo Cristo Redentor, em João Pessoa, Estado da Paraíba, no qual tem como Pastor Presidente Estadual Hildebrando Soares de Oliveira. Em entrevista ao Blog WRB, o Maestro Kleverson Gomes falou sobre o inicio do projeto, estrutura das aulas, instrumentos, os componentes, e muito mais. Confira a entrevista e no final um Book Fotográfico da Banda.

Entrevista com o Maestro Kleverson Gomes Cabral

1.    Blog Jornalista WRB: Como tem sido para você, realizar este projeto desde as aulas até a banda?
Kleverson Gomes: Para mim tem sido muito gratificante de passar um pouco do que eu sei para os alunos e vê-los posteriormente na banda.


2.    Blog WRB: Qual a importância da atividade musical para seus componentes?
Kleverson: Além de ser importante na vida espiritual, pois eles estão louvando ao Senhor com instrumentos musicais, temos a importância do sentimento de cada um. E o instrumento é uma forma de sentir bem emocionalmente, psicologicamente.
 

3.    Blog WRB: Como foi a evolução dos alunos de quando iniciou a banda? 
Kleverson: Os alunos inicialmente realmente foram uns guerreiros e fortes, pois teria de fazer uma banda urgente e não queríamos demorar. Nessa época fizemos um trabalho intenso e desenvolveram muito. Teve aluno que em dois meses já estava na banda e foi muito bom o resultado desse nosso trabalho.

4.    Blog WRB: Como foi o seu convite a ser o maestro e professor desta banda?
Kleverson: Convidado através de Luiz Carlos, vocalista da Banda Mensageiros do Rei, no qual conheci em grupo que fiz participação na mesma igreja, fizemos amizade e ele lembrou de mim quando veio para esta igreja (ADCR). Quando cheguei aqui Samuka Duarte, o fundador da banda Canaã, já havia começado o projeto e estava ensinando. E Ele teve a ideia de me colocar como regente principal, embora pensei de ser o vice dele, mas ele achou de bem me colocar como o principal e até hoje estamos aí para levar esse trabalho à frente para honra e glória do Senhor.
 

5.    Blog WRB: Quais os requisitos para uma pessoa participar da banda?
Kleverson: Primeiramente, tem que ser uma pessoa convertida ao Senhor e frequentar a Igreja Assembleia de Deus, Ministério de Madureira, Campo Cristo Redentor, como também as aulas de música, que são gratuitas, e ter a responsabilidade e consciência de estar nos ensaios, cultos de domingo e Santa Ceia. Quem entra na aula de música já deve ter mente, que no futuro terá estas ocupações. Pessoas de outras igrejas do mesmo campo pode participar desde que seja autorizado por escrito pelo seu pastor e ter as responsabilidades já mencionadas. O Templo Sede da ADCR fica localizada a rua Petrarca Grizi, s/nº no Cristo Redentor, João Pessoa - PB.


6.    Blog WRB: Como são realizados as aulas teóricas e práticas e ensaios?
Kleverson: Primeiro, o aluno participa da aula de teoria que pode ser na manhã ou de tarde. Quando o aluno estiver em ponto de utilizar o instrumento ele passa para as aulas de músicas individualizadas em que terei maior atenção com o aluno e o instrumento. Essas aulas ocorrem todos os sábados e o aluno marca um horário entre 7h e 17h. Nessa aula, primeiro mostro como funciona o instrumento, sua montagem e os cuidados, tanto na higiene tanto na montagem. Depois ensino a maneira de soprar, e iremos estudar a partir do método especifico do instrumento. Quando estiver com uma boa base do estudo, passarei as primeiras músicas.


7.    Blog WRB: Quais as fases de aprendizagem e quanto tempo leva cada uma?
Kleverson: É um pouco relativo, a desenvoltura varia de pessoa para pessoa, de acordo com seu ritmo de aprendizado. Tem aluno que começar a estudar e em dois meses já está tocando na banda, entretanto, tem alunos que passaram até seis meses.
 

8.    Blog WRB: Quais instrumentos e quantos instrumentistas pretende adicionar na banda para torna-la mais completa?
Kleverson: Realmente não está completa como penso, mas estamos trabalhando para isso. Vamos adicionar posteriormente: 2 flautas transversais, 1 flautim, 2 tubas, 1 bateria acústica, 1 guitarra, 1 baixo (que já está em testes nos ensaios). Além desses, temos instrumentos presentes na banda e que iremos acrescentar que são: 15 clarinetes, já temos quatro; 5 Sax Alto, já temos três; 5 trombones, já temos dois; 5 trompetes, já temos quatro.
 

9.    Blog WRB: Quais as músicas mais belas já tocada pela banda? E outras que ainda serão sucesso?
Kleverson: Temos várias músicas boas que nos marcaram o povo de Deus, foram elas: “Maravilhosa graça”; o dobrado militar “Conquista do Paraíso”; “Dois Corações”. Essas e outras músicas tem marcado a história da banda e quando tocamos sentimos a unção e a essência musical em nós. Além dessas músicas, temos outras que não foram tocadas ainda, mas também serão um sucesso, como: “Vem com Josué” que será tocada em estilo Black, “Entrei no Templo”, uma música lenta com o uso do baixo e guitarra com pedaleira e distorções; “Em Fervente Oração” que será tocada em Bossa Nova, um ritmo bem brasileiro. Essas músicas vão impactar a Igreja e a Banda.
 

10.    Blog WRB: Cite os nomes de cada componente e seus respectivos instrumentos. E também os que estão em fase de aprendizagem, próximos a entrar na Banda.
Regente: Kleverson Gomes; Clarinetes: Kalliny Régis, Ismael Serafim, Natália Carvalho e Elyfaz Gabriel; Saxofones: Daniellyson Sousa, Lucas Serafim e Natan Cardoso; Trompretes: Ruhãn Xavier, Lucas Magno, Ricardo Carvalho e Emerson David; Trombones: Leila Silva, Gustavo Oliveira e Iltinho Nascimento; Pratos: Edivania Santos e Geraldo dos Santos; Percussão: Emmanuel Felix e Valter Leal. E os que ainda vão entrar na Banda: Leyle Lira e Rimon (clarinete), como também a permutação de Edivania dos pratos para o clarinete.


11.    Blog WRB: Quem são os componentes que desempenham funções na Banda?
Kleverson: Maestro: Kleverson Cabral; 1° Maestro adjunto: Daniellyson Sousa; 2° Maestrina adjunta: Kalliny Régis; Secretário do patrimônio: Daniellyson Sousa; Tesoureira e secretária: Kalliny Régis; Marketing: Ruhãn Xavier; Mídia: Natan Cardoso; Arquivistas: Leyla, Ruhãn, Natan; Roadie: Lucas Serafim.


12.    Blog WRB: Para concluir, o que você gostaria desejar para todos os componentes?
Kleverson: O meu maior desejo para os componentes da banda é que todos sejam cheios do Espírito Santo de Deus, e que vidas sejam transformadas, tristezas sejam aniquiladas, e almas sejam libertas pelo poder do nome de Jesus, e que o nosso louvor chegue como cheiro suave à presença de Deus. Que Deus continue abençoando a todos e que a unção de Deus seja sempre notória nas vossas vidas.

Book Fotográfico da Banda Canaã 2014




FonteBlog WRBFotoWalter Rafael
Blog WRB entrevista Maestro Kleverson Gomes, sobre um ano da Banda Canaã Blog WRB entrevista Maestro Kleverson Gomes, sobre um ano da Banda Canaã Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 6/19/2014 09:30:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais