Corpo de Bombeiros da Paraíba comemora seus 97 anos de fundaçaão

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba realizou no Quartel do 2º Batalhão de Bombeiro Militar, em Campina Grande, solenidade militar comemorativa ao  97º aniversário da corporação na Paraíba. O evento aconteceu na tarde de quinta-feira (11). Na solenidade foram entregues a Medalha dos Serviços Distintos as diversas autoridades estaduais que contribuíram para o desenvolvimento daquela instituição.

Para executar esta nobre missão, a corporação conta com os serviços operacionais e especializados dos bravos “guerreiros do fogo” e dos parceiros militares e civis, que de diversas formas, auxiliam o Corpo de Bombeiros Militar na nobre função de salvaguardar vidas e bens.

Assim, o Governo do Estado da Paraíba, através do Decreto Estadual nº 30.503, de 03 de agosto de 2009, criou a “MEDALHA DOS SERVIÇOS DISTINTOS”, destinada a agraciar bombeiros militares, militares estaduais e federais, e civis que tenham contribuído para com serviços e atos para elevar o conceito da corporação ou tenham se distinguido por atos de coragem ou tenham realizado trabalhos excepcionais em favor da comunidade paraibana.

A concessão da medalha é realizada por ato do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba e o agraciado passa a integrar um seleto rol de cidadãos de excepcional espírito de
cooperação mútua em prol do povo da Paraíba.

A solenidade em Campina Grande contou com a presença do vice-governador Rômulo Gouveia, representando o governador Ricardo Viera Coutinho, do Secretário de Segurança Cláudio Lima e outras autoridades. A escolha da cidade Rainha da Borborema demonstra a busca de uma maior valorização pelo Comando da corporação de todas as unidades Bombeiros Militares do estado, que tem à frente o Coronel Jair Carneiro de Barros.

Promoções e Materiais

Na atual gestão foram aplicados pelo governo do estado  R$ 22.118.379,05 , promovidos 238 oficiais, 551 praças (cabos, sargentos e sub-tenentes), e adquiridas 63(sessenta e três) novas viaturas. Assim distribuídas:

6 MOTOS AQUÁTICAS YAMAHA 180/COM CARRETA PARA CARGA (REBOQUE)
2 VIATURAS PARA OS BOMBEIROS DE AUTO PLATAFORMA AÉREA
7 VIATURAS AUTO RESGATE (BOMBEIROS)
12 BARCOS INFLÁVEIS (BOMBEIROS)
10 BARCOS UTILITÁRIOS (BOMBEIROS)
12 REBOQUES PARA EMBARCAÇÃO (BOMBEIROS)
4 ÔNIBUS
10 MOTOS RESGATE

Histórico do Bombeiros PB

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba, criado através do Decreto Estadual nº 844, de 09 de junho de 1917, tem por missão constitucional proteger e salvar vidas e bens da sociedade paraibana.
A Capital da província da Paraíba vivenciou no ano de 1916 muitos problemas de ordem estrutural em relação a incêndios, pois faltavam recursos de prevenção e combate a incêndios. O Presidente da Paraíba na época era o Dr. João Pereira de Castro Pinto, que tentou instituir o corpo de bombeiros, mas não obteve êxito. No ano seguinte, já no governo do Dr. Francisco Camilo de Holanda foi criado pelo Decreto Estadual nº 844 de 09 de junho de 1917, como uma Seção de Bombeiros, com um efetivo de 30 homens, retirados da própria Força Pública, (atual Polícia Militar da Paraíba).

O Corpo de Bombeiros não só era uma instituição recém-criada, mas também não havia materiais equipamentos específicos para atuação de bombeiros, tudo era praticamente inexistente e isso dificultava os treinamentos dos membros da nova Corporação. Esse quadro só melhorou um pouco quando da interferência de Epitácio Pessoa junto aos bombeiros do Distrito federal, que na época era o Rio de Janeiro, para aquisição de uma bomba a vapor., nasciam naquele momento de forma implícita os serviços de ABS (Auto, Busca e Salvamento), que passou  posteriormente no ano de 1998 a denominação de GBS (Grupamento de Busca e Salvamento), com sua transferência para o bairro de mangabeira, onde permanece até a atualidade. Este Grupamento sofreu nova mudança de denominação com o desmembramento do Corpo de Bombeiros em relação a Polícia militar no dia 06 de novembro de 2007, passando a ser denominado de BBS (Batalhão de Busca e Salvamento), deixando de ser um grupamento.


FonteSecom PBFotoCláudio Góes/ CG
Corpo de Bombeiros da Paraíba comemora seus 97 anos de fundaçaão Corpo de Bombeiros da Paraíba comemora seus 97 anos de fundaçaão Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 6/13/2014 06:34:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais