Festival de Artes de Areia e programação de Caminhos do Frio Rota Cultural 2014

Em sua 14ª Edição O Festival de Artes de Areia abre a programação do Caminhos do Frio – Rota Cultural 2014, tendo como atrações nacional Ivan Lins, cantora Céu e os Grupos Tarancón e o Cubano Eco Caribe. Este ano o festival será iniciado no dia 14 de julho e vai acontecer até o dia 31 de agosto, integrando os municípios  paraibanos como: Areia, Pilões, Solânea, Serraria, Bananeiras, Alagoa Nova e Alagoa Grande e Bananeiras.

As atrações nacionais foram anunciada nesta semana no auditório da PBTur pela presidente Fórum Regional de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano, Fernanda Melo e o secretario Chico César, da Secretaria de Estado da Cultura do Governo da Paraíba. O evento é uma realização do Fórum e das sete prefeituras envolvidas, com apoio do Governo do Estado, PBTur, Corpo de Bombeiros e Sebrae Paraíba.
Bananeiras_PB / Foto: Marcos Russo

“Nós estamos esperançosos que o Caminhos do Frio 2014 atinja um público bem maior do que os dos anos anteriores, porque essa integração das sete prefeituras envolvidas na Rota Cultural, está fortalecendo cada vez mais o Fórum Regional de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano”, destacou Fernanda melo. Também estão confirmadas entre as atrações nacionais Flávio Venturini, Nando Cordel, Falcão do Ceará, Luiz Melodia, Nando Cordel, Vander Lee e Antônio Carlos e Jocafe.

Areia - PB

Com muitas riquezas naturais, situada há 130 km da capital paraibana João Pessoa. A cidade de Areia, localizada no brejo elevado a 623 metros de altura, Areia, no inverno chega 10 graus e máxima à 18, é coberta por uma leve neblina, e suas terras possuem diversas fontes e balneários aquáticos. Segundo o IBGE em 2010, o Brejo de Areia com uma população de 26.569 habitantes, em uma área de mais de 269.569 km quadrados. Conhecida também como "Terra da Cultura, por seus museus, da Rapadura, Theatro Minerva, e berso e terra do pintor, romancista, poeta e político Pedro Américo, que viveu muitos anos na Paraíba desde de  abril de 1843, mais tarde foi destacado na história da cultura do seculo XIX, foi Doutor em Ciências Naturais na Universidade de Bruxelas, e anos depois em 07 de outubro de 1905, ele faleceu em Florença na Itália.

Festival e Caminhos do Frio


14 a 20/07 - AREIA

21 a 27/07 - PILÕES

28/07 a 03/08 - SOLÂNEA

04 a 10/08 SERRARIA

11 a 17/08 BANANEIRAS

18 a 24/08 - ALAGOA NOVA

25 a 31/08 ALAGOA GRANDE




"E tem boa conversa, Areia. Sobre arte, cultura, sociopolítica à vera com a profundidade das coisas simples. Oficinas com quem entende do ofício, e ensina. Para aprendizes de todas as idades. Gentes dos interiores da Paraíba e do Brasil profundo. Mulheres em Areia. Nós, mulheres… Como assim? O feminino em nós todos, isso sim. Assim mesmo. Imbrincando-se na gente. As artes da delicadeza redesenhando firmezas. A arte da arte contra as artes da guerra e os artifícios do entretenimento vazio. A cultura intuída, florescente, tomando o lugar da instrução e da intrusão. De dentro pra fora, de onde a alma mora para as cidades dos homens — a busca de dar sentido às frágeis fortalezas onde temos nos escondido nos dias de hoje e nas noites do sempre. Cultura de inclusão republicana: edital. E procura de luzes perenes com a luneta do bom senso." Assim descreveu, Chico César, Secretário de Estado da Cultura da Paraíba

No festival de Areia que venham, pois, Denise Stoklos, Zizi Possi, Elisa Lucinda, Zélia Duncan, Maria Prestes, Petra Costa, Marcela Levi, Veronica Tamaoki, Isabel Marques, Debora Opolski, Liana Gesteira. Que venham as Coreológicas, Beatriz Myrrha, Andrea Macera e a Hysteria das mulheres do XIX do Teatro. Cheguem, comadres todas. Aqui estamos, à sua espera, com Maria dos Mares, Soledade e Minervina, Mariah Teixeira, Lucy Alves e Sandra Belê, DJ Kylt e Eleonora Falcone, Valéria Vicente, Suzy Lopes e Madalena Zaccara. Nós somos agora a Adorável Família feita da poeira de milhares de fagulhas femininas. Venham ser conosco, como nós agora: vagaluminosos grãos de Areia.



FonteAgenda ParaíbaFoto www.guarabira.jex.com.br
Festival de Artes de Areia e programação de Caminhos do Frio Rota Cultural 2014 Festival de Artes de Areia e programação de Caminhos do Frio Rota Cultural 2014 Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 6/13/2014 11:38:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais