Governo PB e Prefeitura da capital fazem parcerias para realizar obras

O Governo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa firmaram parcerias importantes para a realização de obras de mobilidade urbana na Capital. Na tarde desta segunda-feira (2), o governador Ricardo Coutinho e o prefeito Luciano Cartaxo se reuniram na Granja Santana para firmar acordos que haviam sido iniciados no ano passado. Esse acordo visa exclusivamente o desenvolvimento da capital e do Estado da Paraíba.

Durante o encontro, o governador Ricardo Coutinho assinou termo de doação de terrenos em Mangabeira, Cristo e Centro para que a Prefeitura possa construir terminais de integração de BRTs (Bus Rapid Transit). A Prefeitura também emitiu as certidões de uso do solo para o Governo do Estado dar continuidade às obras de construção do Trevo de Mangabeira e do Viaduto do Geisel e também autorizou o Estado pavimentar ou asfaltar 60 ruas no conjunto Cidade Verde e nos bairros do Bessa e Cristo.

Governo do Estado


O Governador do Estado afirmou que a audiência foi importante por trazer avanços para obras de melhoria da mobilidade urbana de João Pessoa. “Espero que o mais rápido possível a cidade possa ganhar os BRTs compatibilizados com obras como o Viaduto do Geisel e o Trevo de Mangabeira, a perimetral Sul e a duplicação da avenida Cruz das Armas, que precisa passar por um pequeno reordenamento no início da feira para possibilitar a duplicação da avenida”, comentou.

Para o Governador, é fundamental que Governo do Estado e Prefeitura de João Pessoa estejam abertos a construir parcerias que beneficiem a cidade. “O Governo do Estado repassa para o município três grandes áreas onde funcionarão os terminais dos BRTs. Esse é um projeto que fará com que João Pessoa ganhe corredores para a circulação de ônibus rápidos e os ônibus maiores farão as linhas regionais, desafogando o trânsito”, afirmou.

Somente nas obras de duplicação da Avenida Cruz das Armas, na construção da Perimetral Sul, no Trevo de Mangabeira e no Viaduto do Geisel, o Governo do Estado está investindo mais de R$ 64 milhões, com a finalidade de melhorar a mobilidade urbana e por fim aos congestionamentos.

Prefeito de João Pessoa

“Conseguimos discutir questões administrativas de interesse da cidade e isso é muito importante. Sempre apostei no diálogo”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo. “Estes terrenos são muito importantes para a realização das obras de mobilidade e pudemos chegar a um consenso que beneficia João Pessoa. A cidade vai ganhar todas as obras”, complementou.

Obras a realizar

Com a assinatura dos termos de doação dos terrenos, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) poderá realizar a construção de três terminais de integração que fazem parte do projeto de implantação do BRT na Capital. Os equipamentos ficarão localizados no Centro (ao lado da Rodoviária), no Cristo Redentor (por trás do Almeidão) e em Mangabeira (ao lado da Cehap), este último ocupando dois terrenos.  Os terminais devem contar com estacionamentos, bicicletários, lojas e lanchonetes, garantindo o conforto da população.

Assessores presente

Participaram da audiência o secretário de Governo, Ivan Burity; o superintendente da Suplan, João Azevedo; o diretor de Obras do DER, Hélio Cunha Lima; o secretário de Esportes, Tibério Limeira; o secretário de Articulação do município, Lucius Fabiane, o procurador Rodrigo Farias; e o superintendente adjunto da Semob, Roberto Pinto.


FonteSecom PBFotoJosé Marques
Governo PB e Prefeitura da capital fazem parcerias para realizar obras Governo PB e Prefeitura da capital fazem parcerias para realizar obras Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 6/03/2014 09:41:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais