Ministério da Saúde publica portaria obriga o Teste do Coraçãozinho no SUS

O usuário do SUS tem direito e agora é Lei do Ministério da Saúde publicou,  a partir desta quarta-feira (11), através de portaria que torna obrigatória a realização do Teste do Coraçãozinho pela rede pública de saúde brasileira. O oxímetro de pulso é comumemente usado em pacientes criticamente doentes, internados em unidades de terapia intensiva (UTI).

O exame de oximetria de pulso, conhecido popularmente como Teste do Coraçãozinho, é realizado para detectar se o bebê tem alguma doença no coração. Para a realização do exame, é colocado um oxímetro, que parece uma pulserinha, no pulso e no pé do recém-nascido. De acordo com o Portal Brasil, O teste do Coraçãozinho permite averiguar a "oxigenação do sangue e os batimentos cardíacos".

Os fisioterapeutas o utilizam mais especificamente na avaliação e/ou conduta da fisioterapia respiratória para sucesso do desmame da ventilação mecânica, decanulação de traqueostomia (pós-desmame) e acompanhamento clínico-funcional dos demais distúrbios cardio-respiratórios.

Opinião

"Caso o usuário do SUS, que tem seu filho ou parente que precise ser internado a UTI - Unidade de Tratamento Intensivo,  solicite que agora é Lei do Ministério da Saúde o "Teste do Coraçãozinho". Mas se não for atendido procure a Diretoria do Hospital, e se não conseguir o acesso, reflita se tem condições de você ou familiares estarem sempre disponível de acompanhar o caso decida se vale a pena procurar seus direitos ou receber um boletim desagradável ou um aconselhamento da Assistente Social do Hospital."

Oximetria de Pulso

Segundo o Portal do Coração, no qual só nesta matéria teve próximo a 14 mil internautas acessado diz que  "Oxímetro de pulso é um dispositivo que mede indiretamente a quantidade de oxigênio no sangue de um paciente. Em geral é estes aparelho é anexado a um monitor, para que os médicos possam ver o nível de oxigenação. A maioria dos monitores também mostra a frequência respiratória, frequência cardíaca, ritmo cardíaco e  pressão arterial."

O oxímetro de pulso é particularmente conveniente por ser não invasivo. Tipicamente ele consiste de um par de pequenos diodos emissores de luz frente a fotodiodos, através de uma parte do corpo do paciente translúcida (como a ponta dos dedos). A oximetria de pulso é indispensável nas cirurgias, em pacientes criticamente enfermos nas unidades de terapia intensiva, portadores de doenças pulmonares (agudas e crônicas) e na síndrome da apnéia do sono.


FonteDiario da ManhãFotoMaes de UTI
Ministério da Saúde publica portaria obriga o Teste do Coraçãozinho no SUS  Ministério da Saúde publica portaria obriga o Teste do Coraçãozinho no SUS Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 6/12/2014 09:07:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais