Semana Cultural José Lins do Rego realiza oficinas e lança editais

As atividades da 32ª Semana Cultural José Lins do Rego começam neste domingo (8). O evento, que homenageia o patrono do Espaço Cultural, será realizado este ano em Pilar e Itabaiana. Nove oficinas serão oferecidas durante os quatro dias de atividades, que seguem até 11 de junho, nos segmentos dança, circo, grafitti, cinema, teatro, criação artística, quadrinhos e aquarela com café. Os interessados em participar devem procurar as secretarias de Cultura dos municípios que apoiam a realização. Ainda entre os destaques da programação está o lançamento dos editais do 3º Salão Nacional do Humor José Lins do Rego e do Prêmio Literário José Américo de Almeida.

Grafitti

Ministrada pelo artista Giga Brow, em Itabaiana, a formação acontece nos dias 8 e 9, das 8h às 11h, no Muro Ponto de Cultura. Em Pilar, ocorre nos dias 10 e 11 de junho, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no Ginásio de Esportes. A oficina irá oferecer aos jovens alternativas de linguagens visuais usando a técnica do Graffiti como forma de criação e domínio da pintura em painéis.

Circo

A oficina ministrada por Charlena de Arruda Barros Freire será realizada no Colégio João Fagundes, em Itabaiana, nos dias 9 e 10 de junho, das 8h às 11h. Acapacitaçãopretende estimular o interesse de crianças pela arte circense como uma prática que vai além da diversão, trazendo benefícios físicos e emocionais. Além de desenvolver a psicomotricidade na criança, para que a mesma possa alcançar um melhor controle de seu corpo e o aprimoramento do desenvolvimento da coordenação motora. As atividades serão realizadas com técnicas de malabares, perna de pau e exercícios pré acrobáticos.

Dança

Ministrada por Ismarlinson Xavier, a oficina será realizada no Salão da Casa Maçônica, em Itabaiana, nos dias 9,10 e 11 de junho, das 9h às 12h. A oficina parte das ações cênicas na interpretação do movimento, para investigar a dança contemporânea, a presença do dançarino em movimento, o corpo em prontidão, o gesto dançado como dramaturgia e suas diversas articulações corporais. Em exercícios distintos, os participantes são apresentados a possibilidades que os levem a descobrir sua própria dança, e a conscientização de suas potencialidades e expressões para a criação de uma coreografia.

Cinema

Será ministrada por Paulo Roberto nos dias 9, 10 e 11, das 9h às 12h, no Espaço Social, na cidade de Pilar. Aoficinapretende instigar o interesse sobre o cinema, utilizando dispositivos móveis (celulares, câmeras fotográficas ou tablet) para gravação de imagens. No curso serão oferecidas noções básicas sobre cinema, passando pela sensibilização do olhar, com a introdução sobre roteiro e as etapas de produção audiovisual. Será realizado um filme dos alunos a partir das orientações do ministrante.

Aquarela com Café – Realizada em Pilar no dia 10 de junho, das 14h às 18h, na Antiga Casa de Câmara e Cadeia. A oficina será ministrada pelo ilustrador, quadrinista e tatuador John Monteiro. A oficina tem como objetivo apresentar aos alunos as técnicas e nuances da pintura em aquarela através de um material de fácil acesso como o café solúvel.

Criação Artística

Ministrada pelo artista plástico José Mendes, nos dias 9, 10 e 11 de junho, das 8 às 12h, no Antigo Museu José Lins, em Pilar. A oficina vaiofereceraos jovens alternativas de linguagem visual, usandoa técnica da reutilização de materiais diversos e da palha de palmeira como forma decriação. Isto compreende a criação artística aliada a conceitosde estética, ética e democratização do acesso à informação como recursos de sensibilização e exercício da cidadania.

Quadrinhos - Ministrada pelo quadrinista Janúncio Neto, no dia 11 de junho, das 8h às 11h, na Biblioteca Municipal de Pilar. A oficina será uma introdução ao universo das histórias em quadrinhos, uma das mais populares formas de expressão artística da cultura pop em todo mundo. Serão introduzidos conceitos básicos para o desenvolvimento artístico e através das experimentações.

Oficina de Teatro – Ministrada por Ademilton Barros, nos dias 10 e 11 de junho, das 14h às 16h, no Espaço Social de Pilar, atividade pretende trabalhar a dinâmica de grupo e explorar a importância do trabalho realizado em equipe. O foco do projeto é trabalhar com municípios afastadas da capital, valorizando ainda mais suas atividades e sustentabilidade.

Editais

Outro destaque da Semana Cultural é o lançamento de dois editais na próxima terça-feira (10), o 3º Salão Nacional do Humor José Lins do Rego e o Prêmio Literário José Américo de Almeida. No 3º Salão do Humor, os artistas visuais de todo o País poderão inscrever trabalhos nas categorias cartum, charge, tira, HQ (uma página) e caricatura, nas linguagens de desenho, pintura e colagem, inspirados na vida ou obra de quaisquer autores de reconhecido talento no meio nacional. Vinte obras serão selecionadas para participar da exposição e três delas serão premiadas pelo concurso. Já os escritores paraibanos ou radicados no estado poderão inscrever obras para concorrer ao Prêmio Literário José Américo de Almeida. O edital de literatura prevê a seleção de 10 textos nos gêneros romance (1), poesia (2), conto (1), crônica (1), infantil (1), infanto-juvenil (1), quadrinhos (1), cordel (2). Os livros premiados serão publicados pelas Edições Funesc.

Além das oficinas e lançamento dos editais, a programação conta com apresentações e performances de grupos e artistas paraibanos de diferentes estilos e segmentos artísticos, como cortejos de cultura popular, recital de poesia, espetáculos infantis e shows. Em Pilar, o público também poderá conferir a exibição de filmes de curta-metragem.

FonteSecom PBFotowww.portalcodisma.com.br
Semana Cultural José Lins do Rego realiza oficinas e lança editais Semana Cultural José Lins do Rego realiza oficinas e lança editais Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 6/06/2014 01:03:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais