Agora você pode cancelar telefonia e internet sem precisar de atendentes

Já está em vigor desde de terça (8) o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC), com novas regras a serem seguidas pelas empresas de telefonia, internet e TV por assinatura. Entre os benefícios previstos para os consumidores estão facilidades para o cancelamento imediato de serviços, sem necessidade de falar com atendentes.

Regras e Vantagens

O bloqueio das contas será automático, com prazo máximo de dois dias para conclusão, podendo ser feito por meio de ligação telefônica, pela internet ou pelos terminais. Além de ter a atribuição de cancelar as contas, caso seja a vontade dos clientes, as lojas associadas às operadoras terão também de fazer registro de reclamações, bem como atender a clientes que buscam resolver problemas em suas contas. O retorno sobre reclamações relativas a cobranças terá de ser feito, no máximo, em 30 dias. Se a empresa não cumprir o prazo, terá de corrigir automaticamente o valor da fatura. Se ela já tiver sido paga, a operadora terá de devolver o valor em dobro.

Outra vantagem, do ponto de vista do consumidor, é que as empresas operadoras terão a obrigação de retornar as ligações, caso elas caiam. As novas regras fixam ainda validade mínima de 30 dias para os créditos das contas pré-pagas. Caberá às empresas informar aos clientes pré-pagos a data de expiração dos créditos e, aos pós-pagos, que os serviços de mensagem (SMS) e internet móvel estão próximos de atingir os limites previstos no plano contratado.

No caso dos pós-pagos, as novas regras preveem também faturas mais detalhadas, de forma a dar mais clareza e transparência ao serviço. O regulamento prevê que os pacotes de serviços conjuntos (combos) estejam agrupados no mesmo contrato. Ofertas e planos de vendas terão de ser disponibilizados nos sites das operadoras. Com isso, a Anatel tenta evitar que planos iguais sejam comercializados com valores diferenciados, prejudicando alguns clientes – prática relatada em queixas reportadas à Anatel. Além disso, os contratos com fidelização terão validade máxima de 12 meses. Confira os depoimentos das principais empresas, em relação à lei, para com a Agência Brasil.

Oi

A Oi informou já estar implementando as mudanças exigidas pelo novo regulamento, apesar de considerar alguns prazos “incompatíveis com a complexidade das alterações necessárias”.

Telefônica Vivo

A Telefônica Vivo confirmou que está implantando e trabalhando para cumprir as obrigações do novo RGC, com cerca de 200 pessoas “engajadas para adaptar os sistemas de atendimento ao cliente às novas regras em um prazo extremamente curto”.

Claro

A Claro igualmente, informou que está implementando as disposições do RGC, para “cumprir o grande volume de determinações previstas”.

TIM

Já a TIM disse que “trabalha para se adequar” ao regulamento nos prazos apresentados. Para a Tim, “mudanças que reforcem os direitos dos consumidores e contribuam para a melhoria da relação entre clientes e empresas são sempre benéficas”.

GVT

A GVT informou que está “trabalhando intensamente" para cumprir, até hoje (8) as regras previstas. Segundo a empresa, devido ao grande número de mudanças exigidas e ao curto prazo concedido para sua implementação, “estão sendo feitas várias adequações em todos os sistemas e rotinas de relacionamento com o cliente”.

SKY

A Agência Brasil entrou em contato com a SKY, mas, até o fechamento deste texto, não obteve posicionamento da operadora sobre o cumprimento dos novos prazos previstos no RGC.

NET

Com relação ao Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços Telecomunicações (RGC), a NET informa que está preparada para atender às novas determinações da Anatel.

Opinião | Blog WRB

Esta é boa medida do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC), pois era irritante e constrangedor tentar 20 minutos ligando para uma empresa, passando de setor a setor pra depois, "Infelizmente todas operadoras estão ocupadas, ou não possível completar sua ligação," afirma muitos atendentes de telemarketing, sob orientação da Diretoria. Outra regra que deveria ser aprovada seria: As empresas de telecomunicações, agências bancárias e outras, serem obrigadas a expor pelo menos através de links as regras de contratos, ao invés, de na hora de assinar um contrato são meia dúzia de folhas em letras muitos minúsculas que só a empresa sabe, já o cliente nem tem condições e se constrange de ler e assinam "confiando na empresa".



FonteAgência BrasilFotoFolha Noroeste
Agora você pode cancelar telefonia e internet sem precisar de atendentes Agora você pode cancelar telefonia e internet sem precisar de atendentes Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 7/09/2014 09:58:00 AM Rating: 5

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