Orquestra Sinfônica da Paraíba e Cezzinha homenageiam Dominguinhos

Após um período sem realizar concertos, a Orquestra Sinfônica da Paraíba voltou a se apresentar nesta quinta-feira (17) homenageando Dominguinhos. Para interpretar os acordes de sanfona em suas composições, o sanfoneiro Cezzinha foi o solista da noite. O concerto iniciou às 20h30 no palco da Praça do Povo do Espaço Cultural, com entrada gratuita. No espetáculo inaugural, a OSPB apresenta também os novos músicos contratados via concurso público e o novo maestro titular, Luiz Carlos Durier.

“Dominguinhos teve uma relação muito especial com a OSPB. Por duas vezes, ele tocou com a Orquestra Jovem, no Fenart de 2010, e no concerto em homenagem aos 30 anos da OSJPB [Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba], em 2012, na Praça do Povo”, justifica o maestro Luiz Carlos Durier, que em ambas as apresentações, regeu Dominguinhos.


A programação começou com a “Marcha Solene em Ré Maior”, de P.I. Tchaikovsky. Em seguida, outra obra de Tchaikovsky, “Valsa do Ballet A Bela Adormecida, Op. 66”. A peça temática do clássico Les Miserables, de C. M. Schonberg, também será ouvida na Praça do Povo. O repertório clássico finaliza com “Danzon No 2”, de Arturo Marques.

A música brasileira chega ao concerto pelos arranjos de Rogério Duprat, em “Baianos de Outrora”, com canções de um dos tempos de efervescência da música brasileira, a Tropicália. Neste momento serão executadas “Baby” (Caetano Veloso), “Domingo no Parque” (Gilberto Gil), “Alegria, Alegria” (Caetano Veloso) e “Tropicália” (Caetano Veloso). O xote entra em cena sob os acordes do maestro Duda, em “O Melhor dos Xotes”.




A homenagem a Dominguinhos foi feita na etapa final do concerto. Oito sucessos do forró, entre as quais, cinco músicas do compositor pernambucano homenageado serão executadas pela OSPB, sete delas com arranjo de Rogério Borges e uma do maestro Chiquito. “A expectativa para minha estreia oficial é a melhor possível, estamos construindo esse repertório com alegria, com a emoção que a música pede. Eu espero que o Espaço Cultural tenha muitos ouvintes, pois a OSPB tem um público fiel”, finaliza Durier.


FonteG1 PBFotoWalter Rafael | Secom - PB
Orquestra Sinfônica da Paraíba e Cezzinha homenageiam Dominguinhos Orquestra Sinfônica da Paraíba e Cezzinha homenageiam Dominguinhos Reviewed by Natan C. Bezerra on 7/18/2014 12:38:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais