Carregar bebê no polegar aumenta chance de tipo de tendinite

As mulheres estão mais frágeis do que costumavam ser no passado, e o resultado é uma nova lesão que vem atingindo as mães, conhecida como ‘mummy thumb’, que em tradução livre seria algo como ‘polegar da mamãe’. Trata-se de uma espécie de tendinite que atinge o dedo, resultado do movimento de segurar o bebê. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

As gerações mais antigas eram formadas por mulheres que faziam seus próprios pães, lavavam roupa na mão e cumpriam uma pesada lista de tarefas domésticas. Mas a vida moderna trouxe a praticidade, o que vem fazendo algumas mulheres sofrer. A fisioterapeuta Sammy Margo afirma que um estilo de vida sedentário significa que, de um modo geral, as mulheres estão mais fracas do que costumavam ser. Daí o crescente número de mães reclamando deste tipo de dor.

A condição atinge os tendões do dedo que vão em direção ao pulso. As mulheres que se queixam do problema geralmente sentem dor ao segurar alguma coisa ou quando forçam demais o punho. Margo explica que quando a mulher tem um bebê os ligamentos do corpo relaxam, mas depois disso, a mulher é obrigada a acioná-los com frequência. “Estatisticamente, em média, uma nova mãe vai levantar o seu bebê de 25 a 30 vezes por dia.”

A especialista afirma ainda que a maioria das mães, ocupadas com as novas tarefas ligadas ao bebê, acaba deixando o tratamento de lado. O problema pode ser ainda mais comum durante a amamentação. “Quando você amamenta, o corpo libera um hormônio chamado relaxina, que faz com que o colágeno do corpo se torne mais suave e as juntas fiquem mais frouxas”, disse, acrescentando que a mulher volta à condição normal geralmente três meses após parar de amamentar. Uma dica da profissional é tentar fortalecer a região antes mesmo de engravidar, para evitar dores e lesões.


FonteJBFotoGetty Images
Carregar bebê no polegar aumenta chance de tipo de tendinite Carregar bebê no polegar aumenta chance de tipo de tendinite Reviewed by Natan C. Bezerra on 8/16/2014 05:30:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais