Estudante britânica cria etiqueta que avisa quando o alimento estraga

A estudante Solveiga Pakstaite criou uma etiqueta para embalagens de alimentos que avisa quando o produto está estragado. A inovação utiliza gelatina para acompanhar o processo de decomposição dos alimentos. Para saber se a comida está estragada, basta passar o dedo sobre o rótulo.

“Eu queria criar uma solução para permitir aos consumidores com deficiência visual obter informações de validade sobre a comida - atualmente, a única indicação é a data impressa. Desde o início, eu sabia que a solução deveria apelar para as pessoas que enxergam também”, afirma a britânica no site do produto.

De acordo com ela, o rótulo copia o processo pelo qual o alimento está passando, sendo muito mais preciso que a data de validade. As etiquetas, denominadas “Bump Marks” se degradam na mesma velocidade que os alimentos, de acordo com a criadora.

Segundo Solveiga, a etiqueta criada por ela contém informações táteis. Quando ela estiver lisa o alimento está bom para o consumo. Contudo, caso o consumidor passe o dedo e sinta solavancos é hora do alimento ir para o lixo.

Apesar de ser importante para os consumidores, a invenção da britânica ainda não está sendo utilizada nos produtos. “Atualmente, estou vendo para comercializar este produto. As conversas com os varejistas e empresas de tecnologia já se iniciaram”, diz ela.


FonteTerraFotoDivulgação
Estudante britânica cria etiqueta que avisa quando o alimento estraga Estudante britânica cria etiqueta que avisa quando o alimento estraga Reviewed by Natan C. Bezerra on 8/16/2014 06:30:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais