Confira mitos e verdades sobre o desempenho do computador

O disco rígido cheio diminui a performance do computador? Ter muitos ícones e fotos no desktop deixa o PC mais lento? Poeira e aquecimento podem estragar o computador? Para acabar com estas e outras dúvidas, Vivaldo José Breternitz, professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, explica o que é verdade, o que tinha fundamento e o que sempre foi mentira quando o assunto é desempenho e velocidade do computador. Confira a seguir esse artigo do Techtudo e Terra.

Ter muitos ícones no desktop deixa o PC mais lento?

VERDADE – A placa de vídeo é o equipamento responsável por atualizar as informações constantes na tela do PC. Ocorre que quanto mais itens ocuparem espaço na área de trabalho, maior será o tempo que o equipamento levará para mostrar novas informações em tela. Além de lentidão, dependendo do número de ícones, podem ocorrer travamentos. Muitos itens no desktop também evidenciam a probabilidade de se ter mais programas instalados no PC. Isso também pode ocasionar lentidão. Portanto, fique sempre aos programas que instala no PC e, de preferência, escolha a opção para não instalar ícones no desktop durante o processo.

Disco rígido cheio influencia na velocidade do computador?

VERDADE. Tanto para Mac quanto para Windows. Quando 80% da máquina estiver cheia, o desempenho do armazenamento de dados acaba ficando pior porque o computador precisa de espaço para o processamento. Se esse espaço for ocupado, ele perderá o rendimento, podendo ocorrer travamentos.

Poeira dentro do computador pode deixá-lo mais lento?

VERDADE. Além de deixar o computar mais lento, muita poeira pode até estragar a máquina. O mesmo vale para a umidade, que chega a lugares onde a poeira não atinge, como os cabos de contato, que podem oxidar.

O aquecimento do aparelho pode atrapalhar o desempenho?

VERDADE. É recomendado que os computadores não fiquem encostados na parede para poderem ventilar. O aquecimento pode travar a máquina porque partes de plástico e metal acabam se dilatando. Cuidado também com laptops em cima do colo ou de almofadas, por exemplo.

A não atualização do Windows atrapalha o desempenho?

DEPENDE.  Se você não atualizar o Windows, programas mais novos terão problemas de leitura. Já para quem tem computadores mais antigos, as atualizações acabam tomando um espaço enorme nas máquinas, atrapalhando a performance. Nesse caso, a dica do professor é manter a atualização proporcional à idade do computador.

Colar imãs de geladeira pode prejudicar a CPU?

MITO. Diferentemente dos computadores antigos, quando se usava disquete, os computadores modernos são imunes a campos magnéticos.

Resetar o PC várias vezes seguidas estraga a máquina?

VERDADE – O botão reset deve ser usado quando apenas quando o computador der algum tipo de erro ou problema como a tela azul e o congelamento completo do sistema. Usar o recurso quando o PC estiver funcionando normalmente pode ocasionar falha de memória, além de corromper o HD e resultar na perda de dados. É aconselhável que a máquina seja sempre desligada por meio do comando do sistema operacional.

É ruim deixar o estabilizador ligado?

MITO – Não existem restrições ou mesmo recomendações sobre deixar o estabilizador sempre ligado. O que você deve levar em consideração ao manter o aparelho funcionando sem interrupção é que o consumo de energia de sua residência vai aumentar. Em decorrência disso o valor da conta de luz também ficará maior. Outro fator a considerar é que o estabilizador dissipa calor durante sua operação. Portanto, a temperatura do ambiente onde o aparelho está instalado tende a aumentar.

Olhar para a luz do mouse óptico pode atrapalhar a visão?

MITO – O mouse óptico tradicional possui uma luz LED vermelha que capta os movimentos do aparelho fazendo-o funcionar. Esse tipo de luz não possui força suficiente para causar danos à visão humana. Contudo, a longa exposição do olho humano a luz LED – ou a qualquer outro tipo de luz, mesmo a do sol – não é recomendada por médicos oftalmologistas.

Deixar o notebook hibernando em vez de desligá-lo estraga?

MITO – A função de hibernação permite retomar o notebook – com programas em execução e janelas do navegador de Internet – do ponto onde estava antes. Não há problema algum em deixar o computador hibernando e a função também não consome bateria do notebook. Dependendo do número de programas e páginas abertos deixados antes da hibernação, pode ser que o aparelho demore a ser retomado do ponto onde parou. Ainda assim, a função é útil para quem utiliza o notebook com frequência e precisa acessar rapidamente programas, documentos e outros arquivos. Ao montar seu PC não esqueça de reservar espaço para que o ar circule e a máquina não superaqueça.

É preciso deixar um espaço entre o monitor, o CPU e a parede?

VERDADE – A exemplo dos estabilizadores, os PCs dissipam calor quando estão ligados. Por isso é necessário que haja espaço – mesmo pequeno – para a ventilação de equipamentos como o gabinete e o monitor. O ideal é que o ambiente onde os aparelhos estão instalados seja arejado e permita a circulação de ar.

Posso usar o computador quando chove?

VERDADE – O Brasil é atingido anualmente por mais de 100 milhões de raios, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Entretanto, apesar da alta
incidência de raios e descargas elétricas, é possível usar o computador quando chove. O ideal é que as tomadas da residência tenham aterramento elétrico, o que permite
a dissipação do excesso de energia no caso de fortes descargas elétricas impedindo que o aparelho seja afetado. Além disso, utilize sempre filtros de linha, estabilizadores e nobreaks para atenuar as variações elétricas e picos de energia. No caso específico de notebooks, é aconselhável que o usuário utilize o equipamento com a bateria – sem plugá-la à rede elétrica.

Deixar a bateria descarregar antes de carregar de novo?

MITO – A maioria dos notebooks funciona com baterias de íon-lítio ou polímero de lítio que possuem grande capacidade de armazenamento de energia. Descarregar
completamente a bateria para só assim dar nova carga pode encurtar a vida útil do equipamento. As baterias de íon-lítio dispensam o cumprimento de ciclos completos de carga e descarga. Assim, o usuário pode plugar o equipamento ao carregador antes que a bateria chegue ao fim.

Quebrar o terceiro pino da tomada danifica o PC?

MITO – O pino terra serve para isolar cargas maiores de energia que não são utilizadas pelo aparelho e faz parte do novo padrão brasileiro de tomadas. Remover o pino
expõe o computador a variações de cargas, mas não danifica diretamente o computador. Remover o pino terra pode expor a máquina altas cargas elétrica. Ainda que o PC seja protegido por um estabilizador é importante manter a tomada com o terceiro pino, que ajuda a diminuir o risco de curtos e choques. Caso as tomadas de sua residência ainda não sejam adaptadas ao novo padrão, você pode comprar adaptadores que tenham entrada para o terceiro pino.

Desligar o PC direto do botão estraga a máquina?

MITO – Desligar o PC direto no botão não estraga a máquina se este procedimento não for rotineiro. Já vimos que o uso contínuo do botão reset pode causar danos ao HD e fazer com que você perca os dados armazenados. O mesmo acontece com o uso contínuo do botão de ligar e desligar o PC. Só desligue a máquina abruptamente se precisar limpar a memória RAM ou se o computador travar. Prefira sempre o desligamento orientado pelo sistema operacional e, se a utilização do reset se tornar necessária com frequência, é hora de averiguar a situação do PC.



FonteTerra | TechtudoFotoEditoria de Arte | Blog WRB
Confira mitos e verdades sobre o desempenho do computador Confira mitos e verdades sobre o desempenho do computador Reviewed by Natan C. Bezerra on 8/16/2014 08:00:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais