Arábia Saudita deve estabelecer idade mínima para casamento, diz jornal

A Arábia Saudita deve estabelecer em breve uma idade mínima para o casamento, reagindo às críticas internacionais contra núpcias infantis, revelou um jornal nesta quarta-feira, ao citar uma fonte ministerial. Nos últimos anos, casamentos envolvendo meninas de apenas 8 anos viraram notícia e causaram indignação internacional.

"O Ministério (da Justiça) adotou uma posição clara sobre os casamentos para menores e a questão foi levada aos reguladores", disse o diretor do departamento de matrimônios do ministério, Mohammed al Babetein, ao jornal Al Madina. Ele afirmou que o objetivo da mudança é "garantir a segurança de meninas". Segundo ele, a idade mínima ainda está sendo discutida.

Em maio, a imprensa local noticiou que o Conselho da Shoura, que assessora o governo saudita sobre novas leis, recomendou a adoção de uma idade mínima para o casamento, mas não houve notícias sobre medidas concretas depois disso.

A Anistia Internacional diz que há anos o governo promete adotar a idade mínima, mas a intenção não contribuiu para coibir casamentos precoces e forçados. Na patriarcal sociedade saudita, regulamentada por uma austera versão do islamismo sunita, o pai tem a guarda sobre suas filhas, podendo controlar quando e com quem elas se casam.

Dote à família da noiva

Foto: www.thaligado.blogspot.com.br
Considerações financeiras eventualmente levam algumas famílias a casar filhas ainda crianças com homens muito mais velhos, em troca de um dote polpudo.
Em 2010, a Comissão Saudita de Direitos Humanos, entidade ligada ao governo, contratou um advogado para ajudar uma menina de 12 anos a se divorciar do marido, um homem de 80 anos.  Caso semelhante foi o de Clérigos sauditas defendem que seria preciso esperar pelo menos a puberdade da menina para que ela pudesse se casar.

Opinião

"Muitos acham que essa tradição não passa de interesses de dote a ser pago a família da "futura noiva".  Já em comparação a idade mínima para se casar deveria ser 16 anos, desde que por consentimento dos responsáveis legais.  Acrescento, no "Brasil, 16 anos tem opção de participação legal para ser eleitor, possuir habilitação para dirigir. Acrescento essa" é a hora de repensar promover vários debate entres as classes sociais, jurídicas e políticas sobre a maior idade penal."


Arábia Saudita deve estabelecer idade mínima para casamento, diz jornal Arábia Saudita deve estabelecer idade mínima para casamento, diz jornal Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 9/19/2014 02:34:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais